O link da reportagem é http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/anada-e-o-pais-com-melhor-reputacao-no-mundo-brasil-fica-em-22o
Segue abaixo a reportagem completa da revista Exame:
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O Canadá
é o país com a melhor reputação do mundo por ter obtido 74,76 pontos em
cem possíveis na enquete Country RepTrak 2011, que colheu opiniões de
42 mil pessoas sobre 51 países dos cinco continentes - o Brasil ficou
apenas com o 22º lugar.
"O Canadá é um país que é bem avaliado porque é atrativo para fazer
turismo, tem um Governo que administra com retidão e com ética e possui
uma economia sólida", declarou à Agência Efe, Ana Isabel Martínez,
porta-voz do Reputation Institute na Colômbia, organização responsável
pelo estudo.
Depois do Canadá, vem a Suécia com 74,66 pontos, Austrália (74,25),
Suíça (74,16), Nova Zelândia (73,12), Noruega (73,09), Dinamarca
(71,53), Finlândia (70,51), Áustria (69,43) e Países Baixos (68,69).
Segundo o relatório do Reputation Institute, "a sólida reputação destes
países é atribuída a seus elevados níveis de democracia, sua riqueza
per capita, sua sociedade estabilizada e sua posição de certa
neutralidade nos conflitos internacionais".
O estudo mediu a confiança, estima, admiração e boa impressão que os
indagados, todos eles cidadãos dos países do G8 (Estados Unidos, Reino
Unido, França, Itália, Alemanha, Japão, Canadá e Rússia), têm sobre os
países submetidos à pesquisa.
O instituto acrescentou que os resultados da enquete mostram que a
percepção de segurança do povo e a amabilidade das pessoas são os
atributos que têm maior peso na reputação de um país.
Na América Latina, o Brasil
é o país com a melhor reputação e ocupa o 22º lugar no ranking global,
ao registrar 54,56 pontos, uma nota superior a dos EUA, que marcou 52,87
pontos.
A Argentina se encontra na 24ª posição da lista mundial; o Peru no 28º,
Chile, 31º; México, 35º; Venezuela, 38º, e Bolívia, 39º. O último da
classificação foi Iraque com 21,78 pontos e o Irã ficou em penúltimo,
com 22,65 pontos.
O relatório conclui que "a reputação gera valor econômico, já que
existe uma correlação direta entre esta e o desejo de visitar o país,
comprar seus produtos e serviços, investir, estudar, viver ou trabalhar
nele".