Track dos tempos

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Inscrição na fransisação com tempestade de neve

Na segunda-feira pegamos nossa primeira tempestade de neve. Foram 2 dias nevando forte e sem parar. A cidade não esperava, pois a previsão era de ter entre 3 e 6 cm de neve. No final a média foi de 27cm e houveram lugarem com um pouco mais de acúmulo, chegando até 50 e 60cm. O Tiguan virou uma montanha branca e tive um trabalhinho para tirar toda a neve de cima dele. A cidade estava um caos e só hj começou a voltar a normal. Pelo q me disseram no inverno passado não nevou tanto como nevou nesses 2 dias, só pra vcs terem ideia.

Pra dirigir na neve foi preciso um pouco mais de cautela mas o carro tb ajuda porque tem tração nas 4 rodas, controle de estabilidade e regulagem anti-derrapante. Dá muito mais segurança pra dirigir e eu não tive nenhum problema. Ah, e ainda nem estou com pneus de inverno. Só vou colocá-los amanhã pq foi o único dia q tinha horário disponível. Depois vou fazer outro post sobre os pneus de inverno. Aqui no Quebec é obrigado usar pneus de inverno a partir do dia 15 de dezembro.

Bom, no meio desse caos todo eu ainda tinha q fazer a inscrição e teste da minha fransisação, foi segunda-feira bem no auge da tempestade de neve. Fui no Cégep de Saint-Laurent. E pra piorar tudo eu ainda cai na mesma turma que o Digudi rsrsrsrsrsrs..., que é o avançado 1.

O curso do Cégep vai começar dia 5 de janeiro e esse módulo vai até 16 de março. Aulas de segunda, terça e quarta das 18:30 às 21:30hs e é de graça. Sem contar que dizem que é um dos melhores cursos de francês de Montreal. Daqui a alguns meses eu faço outro post com minha opnião sobre o curso.

Bem, pra finalizar segue aí umas fotos da neve...
Neve acumulada no batente da nossa janela. Quase que o termômetro do sapinho sumiu.
Lori com a Lara saindo no nosso prédio
Rua lateral do meu prédio. Aí até q já estava + ou -
Estacionamento do Cégep de Saint-Laurent

3 comentários:

  1. Oi Jorge, aqui é a Fernanda, amiga da Lori do Senac.. vivo fazendo mil perguntas pra ela.. rs.. Como vai? To postando aqui, pq meu skype ta com problemas..
    Vc saberia me dizer se existe algum curso de frances de curtissima duração, tipo 15 dias, nos Cegep? (será q o gov do quebec me reembolsaria nesse caso? ou o cegep é publico? nao conheço mto bem como funciona publico e privado por aí).
    Dei uma olhada nesse q vc colocou no post, mas nao encontrei nada. Pretendo ir prai em fim de março, antes mesmo de imigrar, e pensei em talvez aproveitar pra adiantar um nivel por aí mesmo. Devo ficar viajando um mes, em ferias, e se me matricular por aqui, perderei esse um mes de aula.
    Obrigada por mais essa info, e por todas as outras que sempre pergunto pra Lori e q ela acaba perguntando pra vc.. desculpe o incomodo..
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda... Tudo bem?

    Então, o CEGEP é de graça, mas pra fazer a fransisação lá é preciso ser residente canadense ou cidadão canadense.

    Meu seu caso vc teria que ir para um curso privado, mas não sei se o governo reembolsa. Sei q o reembolso é válido para os cursos feitos na Aliança francesa ou no SENAC, no Brasil.

    Pode perguntar que não tem problema não... rsrsrs...

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.