Track dos tempos

sábado, 27 de novembro de 2010

Vídeo do primeiro dia branco em Montreal

Aeeeeee.... Hoje é a primeira vez que vimos o dia amanhecer branco aqui em Montreal. Tudo coberto de neve... A temperatura nem estava tão baixa. Estava fazendo -1 grau.

Na verdade já tinha caído uma nevezinha de leve misturada com chuva, que tinha contado no post "Primeira neve em Montreal", mas hj parece que ela veio pra valer.

Fiz um vídeo pra registrar esse momento. Curta o vídeo aí...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Carta de motorista do Quebec na mão

aeeeeeeeeeeeeee... Hj fiz o exame prático de dirigir do Quebec. APROVADO!!!!!!! Foi bem tranquilo...

Bom, o negócio funciona assim: 2 semanas atrás eu fiz o exame teórico e tb fui aprovado, claro. O exame teórico são 3 baterias de questões. A primeira bateria são 12 questões e podemos errar 3. Na segunda tb são 12 e podemos errar 3 tb. Na terceira são 36 e podemos errar 8. Eu errei 4 questões no total. 1 no primeiro grupo, 1 no segundo grupo, e 2 no terceiro grupo. A prova é num computador e o sistema mostra na mesma hora se acertou ou errou a questão, e no final já sai o resultado. Esse exame tem um custo de 10 dólares e pode escolher a prova em inglês ou francês. Eu fiz em inglês pq pra mim é muito mais fácil. Pra estudar a melhor forma é fazer o simulado direto no site do SAAQ (é como o Detran aqui no Quebéc). O simulado tb tem em inglês e francês. As questões do simulado são exatamente as mesmas da prova.

Depois de aprovado no exame teórico é hora de partir para o exame prático. Aqui a gente mesmo marca o exame, não precisa de auto-escola, nem despachante (isso nem existe aqui). E no exame pode ir com o próprio carro, de um amigo, ou alugar um. No dia que eu fui aprovado no teórico já liguei no SAAQ para marcar o exame prático mas só tinha data disponível pra depois de 13 de janeiro.

Aí que veio o esquema, estilo jeitinho brasileiro (quem disse q é só no Brasil que se dá um jeitinho pra tudo rsrsrsrs...). Tem um cara aqui chamado Roger. Ele conhece todo mundo no SAAQ e consegue marcar a prova para o dia q a gente quiser. Ele é vietnamita, mas já mora aqui a muuuito tempo, e já está bem conhecido entre os brasileiros.. Ele só exige que faça uma aula e a prova no carro dele. A aula dele são 2 horas e custa 50 dólares, com garantia de passar na prova. Só não passa se bater o carro ou atropelar alguém. As vantagens de fazer com o Roger são: Poder escolher qq data para o exame; Ele te dá a aula nos 3 circuitos possíveis do exame; No dia da prova ele te dá mais uma aula no circuito q está sendo usado no dia; O examinador alivia a barra por saber que é aluno do Roger e só é reprovado se bater o carro, atropelar alguém ou fizer tudo errado; O examinador não pega auto-estrada, nem faz balisa com os alunos dele.

Vamos lá, no dia que eu passei no exame eu não consegui falar com o Roger. Isso foi sexta-feira retrasada. Ainda tentei ligar a semana passada inteira pra ele e só cx postal. Na última sexta eu tentei pela última vez e o bendito atendeu o celular... Me disse q estava de férias e tinha voltado aquele dia mesmo. Aí tudo foi muito rápido. Ele já marcou minha aula para o dia seguinte, sábado passado. Eu ainda disse pra ele que o SAAQ não tinha data disponível pra fazer a prova esse ano e ele me respondeu pra eu não me preocupar com isso. Bom, depois da aula no sábado ele já pegou o número do meu processo pra marcar minha prova, e perguntou qual dia eu queria. É claro q eu falei que queria o mais rápido possível. Ontem ele me ligou e perguntou se estava bom pra fazer a prova hj às 13hs... Até me surpreendi com a velocidade!!!

Bom, 1 hora antes do meu exame ele me pegou na estação Longueuil e fomos fazer o circuito do exame de hj. Depois fomos ao SAAQ pra fazer o exame. Tem q pagar uma taxa de 25 dólares para pode fazer o exame. Fiquei lá esperando um pouco e vi 4 pessoas chegando do exame, e dessas 4 somente 1 tinha passado. Teve até uma mulher q o examinador voltou dirigindo...

Chegou minha hora, o examinador chega e conversa com o Roger. Aí ele disse que já tinha examinado 3 pessoas e as 3 foram reprovadas. Nossa, já pensei q a coisa iria engrossar. Aí o examinador entrou no carro e me explicou como seria o exame. Ele disse que iria avaliar se eu conhecia as regras de condução e se eu as respeito. Tb disse que iria avaliar minha forma de dirigir. Depois disso mandou sair com o carro e lá fomos nós... O exame foi super tranquilo. Muito Arret (pare em francês) e ele só ia falando direita, esqueda. Só uma hora que ele reclamou que eu estava muito lento e mando acelerar. Eu estava a 30 km/h e tinha que ir a 40km/h. No final ele mandou eu estacionar o carro numa vaga de ré, tipo vaga de estacionamento e depois disso disse que fui aprovado. Aí perguntei se fiz muitos erros e ele falou só da hora q eu estava devagar, mas ele nem iria marcar nada no meu processo. Meu exame durou 15 minutos no total.

Passando isso voltei lá dentro do SAAQ, tirei uma foto para o nova habilitação, peguei a taxa de 44,97 doletas para emissão da nova carta e já peguei uma carta provisória que posso dirigir com ela até chegar a carta permanente, que leva até 1 semana. Ah, no Canadá as habilitações são provínciais, ou seja, se um dia eu me mudar para outra província tenho q tirar uma carta nova de lá. Com minha carta do Quebec eu posso dirigir por até 90 dias em outra província sem problema algum.
Exemplo da carta de motorista do Quebéc
Bom, é isso, agora já posso pilotar o Tiguan.

Quem precisar do contato do Roger é só me avisar...

Abraço!!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Documentos canadenses

Bom pessoal, todos nossos documentos canadenses importantes já foram feitos e muita gente me pede os endereços dos locais para fazer os documentos, então vou colocar aqui uma lista.
  • Cartão de Residente Permanente
O cartão de RP é feito automaticamente qdo a gente chega no Canadá e passa na imigração. Ele demora de 6 a 8 semanas para chegar em casa pelos correios. Para sair do Canadá e depois voltar todo residente deve ter esse cartão em mãos, ou fazer um outro processo q eu já descrevi aqui no blog, no post "Sair do Canadá sem o Cartão de Residente Permanente";

  • Número de seguridade Social
Mais conhecido como NAS (Numéro d'Assurance Social), é como se fosse um CPF aqui no Canadá. É um número confidencial que é usado para quase tudo, abrir conta em banco, comprar telefone, fazer financiamento, fazer outros documentos, etc. Esse número é feito nos escritórios dos Services Canada e a gente já sai de lá sabendo o número, mas depois de 2 semanas chega um cartão em casa com o número para ser guardado.

O endereço do Service Canada de Montreal é 200, Boulevard René Levesque Ouest. Normalmente o atendimento é rápido. No meu caso demorou 20 minutos.

  • Cartão de Saúde
Esse é o Assurance Maladie et Santé. É o cartão chamado Carte du Soleil e é usado para ter acesso ao sistema de saúde do Quebec, e tb tem os reembolsos para comprar medicamentos com receita. Qdo se chega no Quebec tem 3 meses de carência antes de usar o sistema para fazer consultas médicas, porém em caso de urgência pode ir a qq CLSC (é como um posto de saúde) ou ao setor de urgência de qq hospital que será atendido. Para se fazer a Carte du Soleil é necessário ir até a RAMQ (Régie de l'Assurance Maladie du Québec). Tb já sai de lá sabendo-se o número mas a carte du soleil só chega em casa depois de 3 meses ou mais. É obrigado tirar uma foto no local e custa $8,00. Eles não aceitam q a gente leve uma foto.

O endereço da RAMQ em Montreal é 425, Boulevard de Maisonneuve Ouest, 3e étage. Entre as estações do metrô Place-des-Arts e McGill. O local é bem cheio mas tem um atendimento rápido. No meu caso tb levou uns 20 minutos.

  • Carta de motorista
A carta de motorista tem um processinho com várias etapas. A primeira é fazer a tradução da carta brasileira. Essa tradução pode ser feita direto no consulado brasileiro em Montreal. Custa 18,75 dólares e demora 5 dias úteis pra ficar pronta. ATENÇÃO: O consulado não aceita pagamento. Para fazer o pagamento é necessário ir até o correio e fazer um vale postal. O valor total ficará em $24,25 pq tem o custo do vale postal e dos impostos. O endereço do consulado é 1, Westmount Square, 17e étage. É na saída do metrô Atwater.

Depois disso tem q estudar e marcar a prova teórica. Pra marcar a prova teórica tem q entrar em contato direto com o SAAQ (Société de l'Assurance Automibile du Quebéc), que é como um Detran do Quebéc, através do telefone (514)873-5803. Um ótima forma de estudar é fazer os simulados do site do SAAQ que são as mesmas perguntas da prova. Tem o simulado em françês e em inglês. Normalmente a prova é marcada para 1 mês ou mais adiante. Pra fazer a prova é necessário ir até a SAAQ. O endereço é 855, Henry Bourassa Ouest. Tem uma taxa de 10 dólares.

Por fim vem o exame prático. Esse exame tb deve ser marcado pelo telefone (514)873-5803. A gente não é obrigado a fazer aula se tiver a tradução da carta brasileira, nem ir com nenhuma auto-escola. Para o exame podemos ir com o próprio carro, ou alugar um na hora. Tem vários caras q ficam lá alugando seus carros para o pessoal q vai fazer o exame. Esse demora muito pra marcar, dependendo da época do ano pode ser mais de 2 meses pra frente. Existem vários locais onde o exame é realizado e leva em média 40 minutos.

  • Equivalência de Diploma
Para quem quer fazer uma faculdade, pós, etc, ou é de uma profissão regulamentada, é necessário fazer a equivalência de diploma. Pra isso os diplomas brasileiros já devem estar traduzidos por um tradutor reconhecido pelo Quebéc. Então é só levar esse diplomas traduzidos, junto com um formulário e outros documentos, até um escritório do MICC que faça esse serviço e equivalência. O link com o formulário e os documentos exigidos podem ser acessados aqui. Em Montreal o MICC que faz esse serviço fica próximo do metrô Crémazie, no endereço 255, boulevard Crémazie Est, 8e étage, bureau 8.01

  • Reembolso do curso de françês do Brasil
Após obter o CSQ nós temos direito ao reembolso do curso de francês feito no Brasil, na Aliança Francesa ou no SENAC, com valor de até 1500 dólares por pessoa. Para solicitar o reembolso é necessário enviar, ou levar, os documentos até o escritório do MICC que faz esse serviço. Ele fica na 800, boulevard de Maisonneuve Est, 3e étage.

  • Curso de francês em Montreal
Para quem vai fazer o curso de francês do MICC deve preencher um formulário que pode ser encontrado clicando aqui, e enviar ou levar, juntos com os outros documentos que estão no formulário, até o escritório do MICC que faz esse serviço. Ele tb fica na 800, boulevard de Maisonneuve Est, 3e étage. Esse mesmo formulário é usado para solicitar a ajuda financeira para quem faz o curso em período integral.


Bom gente, esses são os primeiros passos que todo imigrante deve dar. Ainda tem mais coisas como emprego, berçario, auxílios financeiros para crianças, imposto de renda, etc mas isso vou postando a medida que formos passando cada etapa.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Canadá em 8.o no IDH 2010

Pessoal, ontem a ONU divulgou a lista oficial final de 2010 do ranking dos países em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Só pra começar posso dizer que o Canadá ficou na 8.a posição e o Brasil ficou em 73.

A lista dos 10 primeiros ficou assim:
  1. Noruéga;
  2. Austrália;
  3. Nova Zelândia;
  4. Estados Unidos;
  5. República da Irlanda;
  6. Liechtenstein;
  7. Holanda;
  8. Canadá;
  9. Suécia;
  10. Alemanha.
O Brasil, na posição de número 73, ainda ficou atrás de Argentina, Peru, Chile, Irã, Arzebaijão, e outros países com menos expressão mundial. Em relação ao último ranking de IDH, que teve pesquisa realizada em 2007 mas os dados só foram divulgados em 2009, o Canadá caiu 4 posições pois ocupava o 4.o lugar, e o Brasil subiu 2 posições, já que ele ficava em 75.

Bom, alguns critérios levados de consideração para o IDH são: saúde, educação, segurança, pobreza, desigualdade social e renda.

Comparando alguns dados entre Canadá e Brasil:
  • Homicídios por 100 mil habitantes - Brasil 22 x 1 Canadá
  • Média de anos de estudo - Brasil 7 x 11 Canadá
  • Mortalidade infantil para cada mil nascimentos - Brasil 22 x 6 Canadá
  • Espectativa de anos de vida - Brasil 73 x 81 Canadá
  • PIB por habitante - Brasil 10.846,67 x 39.035,09 Canadá
Eu juro que tentei achar algum dado que o Brasil fosse melhor que o Canadá mas realmente não achei ou passou despercebido. Infelizmente é muito triste mas é verdade. Realmente eu não queria que fosse assim. Tá aí um dos motivos da minha imigração para o Canadá.

O link para o ranking completo você pode acessar clicando aqui. No site tb tem mais detalhes e outros dados.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Nosso primeiro carro no Canadá

aeeeeeee... Compramos nosso primeiro carro no Canadá. A gente pensou em comprar um carro usado mas como eu estou trabalhando fizemos vários cálculos pra ver como ficaria o orçamento e pesamos as vantagens e desvantagens de comprar um carro usado e um carro zero bala e acabamos optando por comprar o carro zero mesmo. No final compramos um Volkswagen Tiguan 2.0 Turbo Comfortline modelo 2011, cor ouro branco. É uma cor nova da VW, fica como um dourado puxado pro branco.

O carro é show, bem completinho. É 4x4 e isso é muito importante pra neve. Tem teto-solar, computador de bordo completíssimo, conexão com o iPhone, iPad ou iPod, câmbio automático e manual tiptronic com 6 marchas, bancos de couro, 12 air-bags (isso mesmo 12 air-bags), ABS, controle de tração, controle de estabilidade, piloto automático, aquecimento dos assentos, aquecimento dos para-brisas, aquecimento dos retrovisores laterais, rodas de liga leve aro 17, e mais um monte de coisas. Tem muita tecnologia mesmo. Só pra se ter uma ideia eu tenho uma chave só pra mim e a Lori outra só pra ela. Qq conficuração que eu fizer no carro ele salva no chip da chave. É + ou - assim: Se eu ajusto o banco ou os espelhos e coloco o ar condicionado em 20 graus ele vai salvar tudo na minha chave. Qdo colocar a chave da lori ele vai se auto-configurar para os padrões dela, ous seja, vai mudar espelhos, bancos, AC, etc tudo automaticamente para o forma como ela tinha deixado. Aí se eu colocar minha chave novamente ele volta sozinho para as minhas configurações. Não preciso mais ficar arrumando os espelhos depois q a Lori dirigir. Genial né!?!?!?!?!?!?!?!?

Bom, como eu sei que muita gente vai perguntar sobre o valor... Esse modelo aqui eu paguei 37 mil dólares, já com impostos, frete, etc. Isso dá + ou - 62.500 reais. No Brasil esse mesmo modelo não sai por menos de 145 mil reais... É absudo como as coisas no Brasil são caras. E isso porque a origem do Tiguan é a mesma. Tanto o Tiguan do Brasil qto o do Canadá são feitos na mesma fábrica na Alemanha, ou seja o custo do produto é o mesmo e a diferença está nos impostos.

Bom eu comprei o carro na semana passada mas ele ainda estava chegando aqui no Canadá então tive que esperar até ontem pra poder pegá-lo. Ontem, depois que peguei o carro já fui estreiá-lo com a família dando um rolê por Montreal e depois fomos jantar numa tratoria na Petite Italia (bairro italiano aqui perto de casa) pra comemorar.

Olha aí umas fotos dele:
Lindão heim!?!?!? A Lori lá dentro só esperando pro rolê
Traseira bonita. 2.0T 4MOTION
A Larinha já instalada na poltrona pra bebê
Me preparando pra sair
Umas coisas são diferentes entre Brasil e Canadá em relação a veículos: O primeiro de tudo é a placa. Eu fui lá na SAAQ (como se fosse o Detran do Quebec) e comprei minha placa. Muito rápido e sem burocracia. Como é um carro zero a concessionária só de entregou um papelzinho dizendo q eu comprei o carro com alguns dados do veículo. Eu entreguei esse papelzinho na SAAQ e pronto, em 5 minutinhos a atendende já me deu uma placa, que é minha, e um outro papelzinho q tem q ficar sempre dentro do carro. Se um dia eu mudar de carro eu levo a mesma placa para o carro novo. Eu mesmo coloco a placa e não tem aquela babozeira toda de lacração, vistoria, etc. Outra coisa diferente aqui é como se mede o consumo. No Brasil é usado Km por litros. Aqui são litros por 100 Km. O Tiguan faz 10 litros por 100 Km na cidade e 8 litros por 100 Km na estrada. Aí tem q ficar fazendo continha pra chegar na medida de Km por litros q eu estava acostumado no Brasil. Mais uma coisa q aqui é diferente é o pagamento da matrícula do veículo (como o licenciamento do Brasil) Aqui tb é pago 1x por ano, mas se eu vender o carro a SAAQ me devolve a parte proporcional que eu não usei o carro e irá cobrar do novo proprietário. Por exemplo, eu pago a matrícula sempre em janeiro aí eu vendo o carro em abril, então só utilizei esse veículo por 4 meses, aí a SAAQ me devolve a parte proporcional aos outros 8 meses que eu não usei e irá cobrar esses 8 meses do novo proprietário. Uma última diferença é que todo carro zerro só sai da concessionária se tiver seguro e é obrigado a ter seguro enquanto estiver na garantia, que no caso do Tiguan é de 4 anos ou 80 mil Km.

Bom, é isso... Agora motorizado em Montreal... Quem quiser carona pode falar....

Abraço!!!