Track dos tempos

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Francisação começou

Opa gente... últimamente tem estado um pouco corrido pra gente pq juntou tudo, trabalho, estudos, cuidados com a Lara, finalização da decoração da casa, lazer, etc...

Bom, vamos falar da francisação. Desde o dia 5 começou nossa francisação. Eu estou estudando a noite no CEGEP Saint-Laurent e a Lori faz de manhã em uma outra escola, mas a partir do dia 7/2 ela vai mudar pro CEGEP Marie-Victorin e estudará tempo integral. Tanto o meu curso, qto o da Lori é de graça, oferecido pelo governo do Quebec para qq residente ou cidadão canadense. Qdo a Lori mudar para o tempo integral ela ainda vai ter uma ajuda do governo de 23 dólares por dia pra estudar. Eu não posso ir para o tempo integral por causa do trabalho.

Falando um pouco da minha aula, minha turma tem uns 15 alunos, entre eles o Digudi, que não larga do meu pé... rsrsrsrs.. Além de morarmos no mesmo bairro ainda caímos na mesmo sala. A professora tem uma cara de brava, tipo aquelas professoras bruxas do primário, mas ela é super gente boa e bem humorada. Adora fazer piadas... Na turma tem gente do Mexico, Colombia, China, Singapura, Líbano, Israel, Irã, Romênia e Uzbequistão. O curso tem uma apostila, do próprio governo do Quebec, mas a professora dá muitas atividades fora da apostila. Eu estou no nível avançado 1, depois vem o avançado 2 e então começam os níveis de escrita. Primeiro se aprende a parte oral e depois a escrita, que eu acho muito melhor do que aprender tudo junto ou primeiro a escrita, como acontece na maioria das escolas de idiomas, afinal é natural para o ser humano primeiro aprender a falar pra depois aprender a escrever. Cada nível do curso dura + ou - 3 meses.

A Lori tb dá gostando do curso dela. Ela ainda está no básico 2 mas já está sentindo a diferença. Está bem mais segura pra sair sozinha e já está se virando bem até pra falar ao telefone em francês. Na verdade ela poderia ir pro básico 3 mas preferiu ficar no básico 2 mesmo pra revisar o que ela já tinha aprendido no Brasil.

Bem, no geral com essas 2 semanas q já passaram eu estou gostando do curso, mas no fim no nível posto aqui uma avaliação do curso.

Abraços a todos!!

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.