Track dos tempos

quarta-feira, 2 de março de 2011

1 Mês de escolinha da Lara

Aeeee Gente... Essa semana fez 1 mês que a Lara está na escolinha. Como no Brasil ela nunca tinha ido pra escolinha então no início foi muito duro, pra gente e pra ela. Agora vou contar como foi, e está sendo, nossa experiência.

Bom, tudo começa com a busca por uma vaga nas escolinhas. Com os incentivos do governo pra as famílias terem filhos, e a chegada de muitos imigrantes já com filhos, então todas as escolinhas estão cheias, tanto as públicas como as privadas. Minha recomendação é que quem tem filho já inscreva a criança nas listas de espera das escolinhas ainda estando no Brasil. No site Ma Garderie tem a lista da maiorias das escolinhas. Estando aqui é legal fazer uma visita nas escolinhas, mesmo ainda estando na lista de espera. Tem escolinha que a lista de espera é de 3 anos!!!!

Pensando assim nós inscrevemos a Lara nas lista e fomos visitar muitas escolinhas. Algumas indicadas por amigos, outras indicações nos foruns, e ainda tinha algumas que passamos na frente e resolvemos parar pra ver. Nossa busca começou ainda no ano passado, mas em janeiro se intensificou pq em fevereiro começaria a fransisação da Lori em tempo integral e eu tenho que trabalhar, então a Lara teria que ir mesmo pra uma escolinha. Outra coisa é que ela já estava com 1 ano e meio e qto mais a gente esperasse mais duro seria.
Depois de muitas visitas, e-mails enviados e buscas nos sites, uma escolinha me ligou no fim de janeiro com a notícia que tinha uma vaga pra Lara pra começar em fevereiro, e decidimos pegar essa escolinha. Ela se chama "Palace des Petits" e fica próximo do metrô Fabre, isso dá uns 5km de casa. É uma escolinha nova, foi inaugurada em setembro/2010, então ainda tem algumas coisinhas que estão se acertando. Ela não foi a melhor escolinha que visitamos, mas foi a segunda melhor, em relação ao que procurávamos pra Lara. Ela é uma escolinha bilingue eles tem um bom programa educativo, a alimentação é bem balanceada e feita na própria escolinha, todas as professoras tem o certificado reconhecido pelo Quebec pra poder cuidar dos pequenos e são bilingues (inglês e francês), a escolinha é super limpa, etc. Depois que a Lara começou nessa escolinha, outras 3 já me ligaram oferecendo vaga pra ela.

Bom, como quase toda criança que vai pra escolinha pela primeira vez, foi super difícil. Ela começou no dia 01/02 e nesse primeiro dia ela até que ficou bem. Eu e a Lori fomos levá-la, entramos na sala de aula junto com ela e ficamos lá brincando com ela por uns 20 minutos. Nesse tempo tb passamos algumas instruções pras professoras sobre a Lara. Ela tem 2 professoras e são 16 crianças na turma dela, com idade entre 1 ano e meio e 2 anos. Depois que saímos ainda ficamos observando pelo vidro da sala e pudemos ver que ela ficou brincando e nem chorou. Depois do almoço voltamos à escolinha pra ver se estava tudo bem, e ela já estava dormindo, mas a professora disse que ela não quis almoçar, nem comer o lanche a manhã. No fim da tarde voltamos para pegá-la aí ela chorou um pouco qdo nos viu. A professora disse que o lanche da tarde ela tb não quis, mas que isso é assim mesmo com a maioria das crianças pq é um ambiente novo, com pessoas estranhas, etc.

Bem, aí fomos nós para o segundo dia. Esse dia foi terrível, assim como o resto da semana. Só de acordar cedo e começar a trocar de roupa parece que ela já sabia que iria pra escolinha e começava a chorar, antes mesmo de sair de casa. Qdo a gente a deixava na escolinha ela abria o berreiro, mas depois de um tempo, segundo as professoras, ela parava de chorar, mas ainda nessa primeira semana ela ficava só olhando as outras crianças e brincava sozinha. Tb não comia nada mas pelo menos tomava um pouco de leite. Eu juro que cheguei q me questionar se eu estava fazendo a coisa certa, e me segurei muito pra não chorar. A Lori chorava todos os dias dessa primeira semana. Chegamos a pensar em tirá-la da escolinha, ainda mais pq logo na primeira semana ela ficou com febre e passou o fim de semana doente. Todo mundo diz que é normal a criança começar a ficar mais doentinha qdo começa a escolinha, mas depois isso vai passando.

Na segunda semana ela ainda chorava um pouco, mas bem menos que na primeira semana. Ela chorava mais qdo eu a deixava e depois qdo eu aparecia para pegá-la. Mas ainda não comia, só tomava leite, e só queria brincar sozinha. Praticamente não chorava mais durante o dia. Esse semana ela tb faltou 1 dia pq ficou doentinha.

Primeiro trabalhinho da Lara na escolinha
A terceira semana a coisa começou a mudar bem. Começou a ficar mais visível que a adaptação da Lara estava indo bem. Alguns dias dessa semana ela já não chorava mais qdo eu a deixava e começou a interagir mais com as outras crianças. Nessa semana ela começou a "brincar" com a comida na hora de almoço, mas nada de comer ainda. Só leite mesmo. Houve um dia que qdo cheguei com ela lá, ela viu a professora e já deu os braços pra ela pegá-la. Isso me deixou muito surpreso, mas ao mesmo tempo feliz por saber que ela estava gostando da professora. Essa semana teve o dia de Saint-Valentin (dia dos namorados daqui) que foi no dia 14, e ela fez seu primeiro trabalhinho na escola, relacionado ao dia dos namorados. Esse semana tb esquentou um pouco e as crianças foram brincar na neve 1 dia e isso a Lara adorou.

Bom, na semana passada (quarta semana) já foi muito boa. Ela não chorou nenhum dia. Qdo eu chegava lá pra deixá-la ela já abraçava a professora e até me tava tchau com a mão. Ela começou a querer almoçar, mas ainda come com as mãos e não come tudo. A professora me disse que ela adora arroz e isso prova que ela está comendo mesmo que é o que a Lara mais gosta. Agora ela fez amizade com uma amiguinha e adora abraçá-la e brincar com ela.

No fim estou percebendo que estamos fazendo a coisa certa. A Larinha está se adaptando muito bem e se desenvolvendo. Ela adora dançar e na escolinha ela tem aula de dança e música. Agora sempre que ela ouve uma música ela começa a dançar. Ela já entendia algumas coisas em francês e inglês por assistir TV, agora já está entendendo praticamente tudo em francês, e muita coisa em inglês, mas falar mesmo só em português e mesmo assim algumas palavrinhas. As crianças aqui normalmente começam a falar com 3 anos de idade por causa dos 2 idiomas, mas qdo começam já saem falando os 2 idiomas logo de um vez. A Lara deve começar até um pouco antes pq durante quase 1 ano e meio ela só ouviu português e já está falando algumas palavrinhas. Outra dia, em casa, dei pra ela arroz com carne moida sem amassar e ela comeu. Com certeza ela aprendeu na escolinha vendo as outras crianças pq ela numa tinha feito isso em casa. Antes ela com queria comida amassadinha. Sem contar muitas outras atitudes dela q ela não tinha antes, como tirar as coisas do lugar e depois por de volta, ou então, arrastar uma cadeira pra subir e pegar algo que ela não alcança.

Estou muito feliz com o desenvolvimento da minha princesinha, e agora é continuar a adaptação e logo logo ela já vai estar me dando aula de francês.

Abraço!!!

11 comentários:

  1. que linda Jorgeeee!
    E que otimo que a larinha esta se adaptando... ela eh uma fofa mesmoo!
    Vcs devem estar bem aliviados agora ne.
    =******
    Beta

    ResponderExcluir
  2. Jorge, sempre leio os posts, mas quase nunca havia comentado. Porém, após ler esse post, não me contive! Rs...
    Imagino que para um casal com filho (como é o caso de vcs) a decisão de imigrar deve ser muito mais "delicada" do que no caso de pessoas solteiras e sem filhos como eu. Então, me senti na obrigação de parabenizar a vc e a Lori pela coragem e pelo empenho em fazer as coisas darem certo. Pois, são poucos os pais que se empenham!
    Eu tenho sobrinhos, o mais novo tem quase 4 anos e vai a escolinha aqui no Brasil desde os 10 meses de vida. E até hoje ele come a comida amassada, tira as coisas do lugar e jamais coloca de volta. Claro, que isso tem a influência da educação que os pais estão dando, porém isso mostra que me parece que o preparo que as escolinhas aí em Montreal dão, são bem diferentes as daqui do Brasil. É algo que vai além do "ensinar a ler e escrever", são lições de como se virar, viver em sociedade etc. Já tinha lido em outro blog sobre esse assunto, mas ao ler o seu me lembrei daquilo e foi inevitavel a comparação. Fico feliz por vcs e pela Lara, e torço para que dê fato a boa impressão da esolinha continue! Abs,

    ResponderExcluir
  3. Oi!! filho;
    Fico feliz em saber que a Lara esta se adaptando bem por ai !!
    E desejo, tanto a ela como a vcs, muita felicidade e paz.
    Estamos morrendo de saudades !!

    ResponderExcluir
  4. Fico muito feliz pelo post... a Bebel agora com 10 meses já começou na escolinha, isso porque quando imigrarmos e ele tiver que ir para escola, espero sofrer menos, a adaptação foi a mesma da Lara ela iniciou na escola em 09/02, fico doente, chorava e agora adora, são apenas 4 crianças por sala e tem aula de música tbém... (espero passar na entrevista)e assim quando chegar ela já estará adaptada, apesar disso ela nos acompanha na aula de inglês e francês, e acredito que apesar de não falar nada ainda além e mamãe já entende um pouco de inglês e francês, eue tbém canto algumas musiquinhas em Frnacês com a ajuda da Dina.... Vai ser bom para Izabel ter a Larinha por aí... diferença pouca de idade e mesma situação... Beijos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo aniversário e Que legal que a Lara está gostando e se adptando. Parece que para as crianças é mais fácil. Ainda não teve aquele vínculo com os familiares no Brasil então não tem porque sentir saudades, uma vez que está com os pais. E o frio também, se acostumando desde cedo vai ser moleza. Força aí, vai dar certo. Bjs. Nio

    ResponderExcluir
  6. Oi gente! Fico feliz em saber que no final deu td certo! Tb tenho uma filha pequena e qdo chegarmos aí, provavelmente, passarei pela mm coisa... então.. Bem qto a idéia de inscrever nossa menina no site "magarderie" tive uma dúvida. Como é possível, se pedem o CEP de nossa residência?
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Vc pode inscrever mesmo assim. Só precisa de um endereço daqui, que pode ser de um amigo, ou até mesmo fictício desde que o nome da rua esteja de acordo com o código postal. Depois q vc tiver o endereço permanente vc pode mudar no site.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  8. Olá Jorge e família! Td bom?

    Lendo este relato me vi daqui uns 2 ou 3 anos no máximo. Ainda estamos no BR e minha esposa está grávida (uma menina tbm) e creio q nossa princesinha entrará na garderie com a idade da Lara. Foi ótimo ler seu relato e nos preparar para os primeiros dias de chororo... ahahaha! Mas fiquei interessado mesmo na parte q vc diz q podemos nos inscrever para as vagas ainda estando no BR. Como funciona isso? Através do próprio site dá pra mandar o pedido de vaga/inscrição? Não é exigido um endereço em Montréal para fazer essa inscrição? Qual foi o tempo desde q vcs começaram a buscar vagas até ela efetivamente entrar na garderie?

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Opa Thiago... Isso mesmo, pode se inscrever ainda no Brasil. No site q eu indiquei tem o link pra se inscrever. Vc vai precisar de um endereço de Montreal, que pode ser qq um.

    No nosso caso fiz as inscrições da Lara em setembro, mas nem fui muito atrás pq a Lori ainda não queria muito q a Lara fosse pra escolinha, mas em janeiro eu corri muito atrás disso pq a partir de fevereiro nem eu nem a Lori poderíamos ficar com a Lara durante o dia. Tivemos muita sorte de encontrar uma boa escolinha ainda com vaga, só pq é uma escolinha nova. Normalmente leva-se 1 ano pra conseguir vaga em um boa escolinha. Tem umas que a fila de espera é de 3 anos.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  10. Tem certeza que posso inscrever meu filho na lista de espera de uma escolinha, mesmo morando no brasil? Tenho um filho que nasceu em maio de 2009, vamos mudar em fevereiro ou março do proximo ano.Essa fila de espera , é muita espera?
    Abraços
    Denise Helena

    ResponderExcluir
  11. Oi Denise...

    É certeza sim. Vc só vai precisar de um endereço e telefone de Montreal pra fazer o cadastro. Pode ser fictício ou de um amigo e depois qdo vc tiver o seu definitivo vc pode mudar.

    As escolinhas boas tem um tempo de espera de mais de 1 ano. A que a gente mais gostou o tempo de espera é de 3 anos.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.