Track dos tempos

terça-feira, 29 de março de 2011

Passamos nosso primeiro inverno no Canadá

Pessoal, semana passada acabou o inverno e agora já estamos no início da primavera aqui no Canadá. Ainda temos alguns dias com temperatura positiva e outros dias negativas, mas logo logo ficará só positivo. Esse foi nosso primeiro inverno aqui no Quebec, e foi o inverno mais frio de nossas vidas, mas nada que seja insuportável.
Antes de vim eu me lembro que eu lia nos blogs que no inverno não dá pra sair na rua, as crianças não conseguem ir pra escola, as pessoas não tem como trabalhar, etc... Bom, tudo isso pra mim não foi verdade. A gente nunca deixou de fazer alguma coisa na rua por causa do frio. A estrutura de Montreal para o inverno é muito boa. Todo lugar tem calefação, uma parte da cidade é subterrânea, todas as casas são aquecidas, as roupas são feitas para suportar o frio, e por aí vai. Isso tudo pq o inverno é frio de verdade. Normalmente fica entre -15C e -5C, mas as vezes dá um pico de -30C e outras vezes picos de temperaturas positivas, como no dia 1/1 que fez 8 graus positivos, ou em fevereiro que teve dia q chegou a 11 graus positivos. A variação de temperatura é enorme, tem dia q amanhece com -15 e a tarde está 0 graus.

É claro que houveram algumas adaptações no nosso cotidiano para poder enfrentar o inverno, como por exemplo, tirar a neve de cima do carro, ou até mesmo desenterrar o carro depois de uma tempestade de neve, usar botas e casacos impermeáveis o tempo todo, nos dias mais frios é necessário sair com uma segunda calça (chamada de segunda pele). Até tivemos que comprar um humidificador pra por em casa pq a humidade relativa do ar baixa muito, devido a calefação, ficando em torno de 20%. Após o himidificador eu deixo sempre em 50%.
Dizem que o inverno desse ano foi mais frio q o dos últimos anos, mas nevou um pouco menos. Por ter uma temperatura mais fria, na neve levou mais tempo para derreter, mesmo tendo nevado menos.

Outra coisa que eu percebi é que a maioria dos brasileiros falam que sentem menos frio no inverno aqui do que no inverno do sul/sudeste do Brasil, e percebi que é verdade. E é por isso que a maioria dos brasileiros evitam ir para o Brasil nos meses de julho ou agosto. Isso acontece por causa da estrutura para o frio. No Brasil normalmente não tem aquecimento nas casas e no inverno a gente é obrigado a por roupa de frio mesmo pra ficar dentro de casa, dormir com cobertor + cobertor + manta + edredom e ainda tem gente que coloca bolsa de água quente pra esquentar os pés. Aqui dentro do nosso ap está sempre em 24 graus, e pode estar o frio que for lá fora que aqui dentro estou de camiseta, bermuda e chinelo.

Eu diria que o segredo para passar bem o inverno é se ocupar, colocar atividades na sua rotina, não ficar somente em casa esperando passar o frio. No Quebec só fica em casa quem quer. Tem muitas atrações para se fazer no inverno, principalmente em Montreal, como a festa das neves, o canaval de Quebec, visitação ao hotel de gelo, muitos desfiles como o desfile de Natal, desfile do St-Patrick, etc. Tem pista de patinação no gelo por todo lugar, e muitas são gratuitas. Tem as montanhas onde o pessoal pratica ski e snowboard. Tem a Cabane à Sucre, a pesca no rio congelado, piscinas públicas aquecidas, os lugares fechados como Biodome, Jardim Botânico, Biosfera, museus, etc... Sem contar as casas dos amigos. Ou seja, só fica em casa quem quer mesmo.

Bom, agora é começar a curtir a primavera. As gaivotas já voltaram pra Montreal (todo inverno elas migram pra outro lugar), já está começando a aparecer as primeiras folhas nas árvores e logo vem as flores, já tem um monte de esquilo pelas ruas e parques, e já não é mais preciso tirar neve do carro.

Curtam aí abaixo algumas fotos do nosso primeiro inverno no Canadá.

Abraços pra todos!
Lara curtindo a neve
A gente na exposição das Esferas Polares
Na festa de Reveillon
Na estação de ski Le Relais
Lara se divertindo no parque Valcartier
Festa das neves de Montreal, no parque Jean-Drapeau
A gente dentro do hotel de gelo
Desfile do carnaval de Ville de Quebec
Snowboard em Mont Saint-Bruno

4 comentários:

  1. Daiana, Jetro e Bebel29 de março de 2011 às 12:37

    Muito bom Jorge.... eu tbém já tive pouca expriencia no frio, e já senti -25C mas sem medo de ser feliz..
    Documentação pronta agora no aguardo dos próximos passos, espero ter o prazer do inverno e coração quente no próximo ano em outras terras... Vimos uma palestra semana passada que falava da péssima condição de ensino do Brasil e que os inteligentes imigram... Logo estou nessa muito pela Bebel que já está andando

    Beijos e continue nos atualizando, tem sido fundamental

    ResponderExcluir
  2. Como sempre Lara está linda!!! Uma verdadeira bonequinha!!
    Olha não foi no meu blog que vc leu sobre o inverno,hein? hehehe..
    Mas tem gente que ama exagerar mesmo,eu digo que talvez seja pra se valorizar,tipo dizer que ''o inverno é duro,mas sobreviví pq sou forte'' hehehe..
    Passamos pelo nosso 3º agora e não vejo a hora de ver as flores novamente,agora que a cidade vai ficar mais linda ainda!!

    Bjs e que venham zilhões de invernos e primaveras pra vc aquí!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que passaram bem no inverno.
    Que pacotinho mais lindo é a sua filhinha na neve, rsrsrsrsrs, fofa!

    Abraço pra vcs!
    Diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge!
    Acompanho seu blog e adoroO!
    Linda a sua família!!
    Amei seu post explicando sobre o frio do CA e as fotos!!
    Abraço Fraterno!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.