Track dos tempos

quarta-feira, 27 de julho de 2011

1 ano de Canadá

Opa gente... Hj estou fazendo 1 ano de Canadá, apesar que estou no Brasil nesse momento e fico aqui até 20 de agosto. A Lori e a Lara farão 1 ano só em setembro.

Bom nesse 1 ano fizemos muitos amigos, alguns se tornaram nossa segunda família, amadurecemos nossa visão em relação ao Canadá, aprendemos muita coisa nova, novos idiomas, novas culturas, mudamos nosso ritmo de vida, e mais um turbilhão de coisas que só quem imigra de um país para outro sabe. Já passamos por todas as fase do imigrante. Primeiro veio a empolgação inicial, depois o questionamento se estamos fazendo a coisa certa e no final uma rotina é criada e a gente começa a caminhar conforme a realidade.

Não vou ficar fazendo comparações ao Brasil pq isso é injusto e sempre gera discussões. Os 2 países tem seus pontos positivos e negativos. Mas posso falar o q é bom e ruim no Canadá, mas especificamente no Quebec, q em alguns pontos é bem diferente do resto Canadá.

Bom, a primeira coisa é que em Montreal a coisa mais rara de se encontrar é um montrealense puro. Parece que todo mundo é imigrante, ou filho de imigrante. Quase 1/3 da população tem descendência italiana, mas tb tem muito árabe, indiano, chinês, africano, latino, francês, ou seja, realmente é uma mistureba geral de povos e culturas. Por exemplo, na escolinha da Lara ela tem amiguinhos mexicano, salvadorenho, colombiano, marroquino, egípcio, chinês, africano, russo, francês, australiano, e tb quebequense. Com tudo isso Montreal se torna uma cidade bem cosmopolita, e todas as diferentes culturas conseguem viver em harmonia.

Um dos maiores problemas para os brasileiros é em relação ao idioma. A maioria chega no Quebec sem um bom nível de francês e alguns ainda com um inglês fraquinho. Com isso fica mais difícil arrumar um emprego, se virar no dia-a-dia, compreender o que as pessoas dizem, etc. O maior conselho que dou para todo mundo que quer imigrar é estude o máximo de francês possível ainda no Brasil.

Outro problema que temos em Montreal é em relação a vandalismo. Em Montreal existem algumas gangues e algumas dessas gangues são jovem q cometem vandalismo. A maior parte desses vandalismo é aplicada aos veículos. Por exemplo, já quebraram 2 vezes o vidro do meu carro. Na segunda vez foi quebrado mais uma porção de vidros de outros carros no bairro. As vezes eles passam riscando todos os carros. Outro dia quebraram um monte de limpador de para-brisa. Mas em relação a nossa integridade física, disso eu não tenho do que reclamar. Em Montreal é muitíssimo raro acontecer um assalto a mão armada. Dificilmente alguém irá colocar uma arma na nossa cabeça, nos ameaçar, ou ir com a gente num caixa eletrônico sacar o dinheiro. O que acontece são pequenos furtos, normalmente cometidos pelas gangues ou algum viciado em droga. Em Montreal a gente pode falar no iPhone em qq lugar, ou abrir o notebook no ônibus ou na rua e ninguém vem nos roubar. É normal a gente ver o pessoal usando o iPad em todo lugar.

Agora vem o maior problema do Quebec. O sistema de saúde do Quebec é público e como qq sistema de saúde público no mundo ele tb está sobrecarregado, por falta de mão de obra qualificada. Tem gente que chega a ficar 10 horas no hospital. É claro que quem chega numa emergência tem prioridade e é atendido rapidamente. Eu já tive que ir ao hospital com a Lara 2 vezes. Nas 2 vezes fui ao Hospital Sainte-Justine e não tenho do que reclamar. Fomos bem atendido e os funcionários, médicos e enfermeiros foram bem atenciosos. Na primeira vez ficamos 2:50 horas e na segunda foi apenas 1:40 hora. No Quebec o sistema de saúde funciona dessa forma: a gente primeiro passa no médico generalista ou no médico de família, que tb é um generalista, e se temos um problema que requer um especialista ele nos encaminha. Os médicos generalistas e de família são escassos, normalmente tem uma fila de espera para se tornar paciente dos médicos de família, e é preciso persistência. Quem não tem médico de família deve ir diretamente a um generalista e é aí que está a demora. Agora nós já conseguimos uma médica de família, Dra.Dolan, na clinica da família do Saint-Mary. Ela é um amor de pessoa e super atenciosa. Cada consulta com ela dura mais de 1 hora e ela pergunta tudo. Ela já passou pra Lori aqueles exames q as mulheres fazendo todo ano. Eu vou fazer um check up geral em agosto. Ela já aplicou as vacinas na Lara. E qdo eu chego atrasado na consulta (quase sempre) ela está lá na sala de espera me esperando. Pra marcar consulta com ela é bem rápido, normalmente consigo uma consulta pra 1 ou 2 dias depois. Eu coisa boa na área de saúde, e que isso só tem na província do Quebec, é que o governo do Quebec paga um % dos medicamentos, então quem precisa de medicamento caro não fica na mão.

Mais um ponto q muitos consideram negativo, mas nós não achamos, é o inverno. O frio é realmente de lascar mas nada que nos faça ficar de molho em casa. A estrutura para o inverno é muito boa. Esse último inverno que passou dizem que foi um dos mais rigorosos dos últimos anos mas nós não deixamos de sair de casa por causa do frio nenhum dia. A temperatura mais baixa foi -32 C ou algo assim, mas a média fica entre -5 C e -10 C. A verdade é que o ser humano se adapta. No meio do inverno, qdo já estamos adaptados ao frio, se fizer 0 graus a gente já sai na rua sem touca e luvas, e já acha fresco. Todos os lugares tem calefação e as roupas são feitas pra suportar o frio sem precisar ficar usando um monte de roupa. O maior problema do inverno é o gelo que pode se formar nas ruas e calçadas e podem causar acidentes, mas pra isso, em Montreal, a prefeitura está sempre jogando sal e brita. Outro problema, pra quem tem carro, é qdo tem tempestade de neve e a gente tem que cavar o carro pra poder sair. A operação déneigement de Montreal é muito eficiente. Logo depois que cai a neve os caminhões já estão nas ruas fazendo a limpeza. Tem um post que eu até fiz um vídeo da operação déneigement. Clique aqui para ver o post. O importante no inverno e não ficar em casa. Pra isso existem muitas atividades, festas e festivais por toda Montreal durante o inverno. Sem contar com os esportes de inverno nas montanhas.

Aí vem o verão, super quente e úmido. Teve dia que a sensação térmica chegou a 49 graus. Muitas noites a temperatura fica acima de 30 graus. Realmente é o extremo do inverno. E no verão a cidade parece que fica mais feliz. Todo mundo nas ruas. Muuuuuitos turistas. Vários festivais e shows gratuitos. Tem as corridas da Formula 1 e da NASCAR. As piscinas públicas e as praias estão sempre cheias. Bicicletas pra todo lado. E muita gente aproveita essa época do ano pra tirar férias e viajar com a família e amigos.

Bom, hj a gente sabe que a imigração não é para qq pessoa. A gente chega num país novo sem nenhum histórico de vida, sem documentos, a maioria chega sem emprego, sem família, sem os velhos amigos, com diferentes culturas e muitos nem falam o idioma. Tem que começar tudo desde o início. Realmente é uma grande mudança e o desafio é gigantesco. No nosso caso achamos que fizemos a coisa certa. A Lara está com 2 anos de idade e já está falando muitas coisas em português e em francês, além de entender tudo em português, francês e inglês. O Lori já está falando bem o francês e já quer entrar num MBA no primeiro semestre do ano que vem. E provavelmente eu vou começar um mestrado no segundo semestre de 2012.

Bem, teriam muitas outras coisas pra ir falando aqui, mas praticamente já tem tudo escrito no blog e assim eu ficaria muito repetitivo. O importante é que estamos adaptados e gostando de Montreal, e assim vamos vivendo a vida, felizes no Canadá e ainda sem planos para voltar a morar no Brasil.

10 comentários:

  1. muito legal o blog! não conhecia, e achei muito legal a dedicação de vocês em contar como é a vida por lá, o processo de adaptação, tudo! certeza que vai ajudar muita gente. parabéns para você, para a lori e para a larinha!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do blog de vocês e achei esse resumo de 1 ano de Canadá muito bom. É bom ler relatos positivos sobre a vida por aí.
    Eu, meu marido e meus filhos Fernandinha de 2 anos e 8 meses e Guilherme de 11 meses chegaremos em Montreal em 24 de agosto. Estamos muito felizes em imigrar. Sabemos que não será fácil, mas estamos confiantes que tudo dará certo, se Deus quiser!!!
    Quando chegarmos entrarei em contato.

    Abraços,

    Gardene
    http://gardeneaguiar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Gardene... Que legal que vc do blog... Fico feliz que ele te ajuda com informações uteis...

    Entra em contato sim e a gente marca alguma coisa.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  4. Oi Jorge,gostei muito do seu relato,ao contrário de outros que lí ao completar um ano,o seu é bem realista,no bom e no ruim.
    Espero sempre que tudo dê certo para vcs aquí e que possam sempre viver em paz e ainda que parem de ser vítimas de vandalismos /roubos com seu carro pq isso é muito desagradável!
    Beijos pra vcs e aproveitem bem a viagem para matar as saudades dos parentes.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Jorge! Bem legal o post.
    Estamos no fim do processo, esperando os exames médicos. Vi que vocês viajaram quando a Lara era bbzinha. Como foi a adaptação de vocês nesse primeiro ano? Deu pra driblar bem toda a correria e novidade que uma mudança de país e a chegada de um bb traz?

    Abs,
    Lessa

    ResponderExcluir
  6. Olá Lessa... A adaptação foi razoavelmente tranquila. Pra Lara ela só sentiu falta do Ninho 1+, mas isso foi resolvido rapidamente com os amigos que vinham do Brasil e traziam Ninho 1+ pra ela. Pra Lori, o maior problema foi o francês, mas depois, com a francisação, tudo ficou mais fácil. Pra mim, eu sinceramente acho q não senti quase nada.

    Um dos segredos para se adaptar rapidamente é fazer amigos de verdade q venham se tornar sua família canadense.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  7. Jorge, muito bom o seu relato e o seu blog, dá bastante animo pra quem ainda está do lado de cá só na preparação.
    Parabéns, felicidades!

    Mamãe ZO

    ResponderExcluir
  8. Fala Jorge!

    Valeu pelo post, mto legal, desejo mais sucesso para vcs e que continuem sendo exemplo de sucesso para todos que te acompanha, estamos chegando ai em agosto e quem sabe nao nos encontramos por aí?!, abraço.

    Fabiano - Projeto Supernova

    ResponderExcluir
  9. Oi Jorge, parabéns por este ano!!! É tanta coisa em tão pouco tempo né? Que venham vários outros, com muitas conquistas e realizações. Sucesso para vocês!

    ResponderExcluir
  10. Puxa, Jorge, só agora conectei para te felicitar por esse primeiro ano de Canadá. Parece que foi ontem que estava batendo lá na sua porta para me apresentar e dar boas-vindas. O tempo passa rápido, né? Parabéns por esse primeiro ano. Muito ainda virão e recheados de realizações.

    Beijos

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.