Track dos tempos

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Inscrição para Francisação Noturno

Pessoal, pra quem não pode fazer francisação o dia todo, por exemplo quem trabalha, dia 1 vai abrir inscrição pro Cégep de Saint-Laurent, que é onde eu estudo. Essa é a inscrição pra turma de outono, que vai de 26 de setembro até 11 de dezembro, de segunda, terça e quarta das 18:30hs às 21:30hs.

Pra quem for fazer a inscrição é necessário levar no dia o cartão de residente permanente e o NAS (Numero d’Assurance Sociale). As inscrições somente poderam ser feitas no próprio Cégep a partir das 18:30hs do dia 1 de setembro.

O curso é gratuito e o teste de nível é realizado no dia inscrição mesmo. Eu já fiz a turma de inverno e de primavera de 2011 e não tenho do que reclamar do curso. Agora vou para o último nível do avançado e se eu quiser continuar depois tem mais 3 níveis de escrita.

O endereço do Cégep de Saint-Laurent é 625, avenue Sainte-Croix, Montréal - QC - H4L 3X7.

Quem quiser mais informações pode clicar aqui para entrar no site.

domingo, 28 de agosto de 2011

Como está o Brasil???

É pessoal, depois de ter ficado 32 dias no Brasil e sentido como andam as coisas por lá, posso dizer que nossa imigração foi uma decisão acertada. Eu senti que nada no Brasil melhorou em relação a qualidade de vida, segurança, corrupção, etc... Nesse periodo que fiquei por lá vi acontecer muita coisa de ruim: sequestro de ônibus, juíza morta com 10 tiros, arrastões em restaurantes, hoteis e moteis, sem contar que quase fui atropelado por estar atravessando na faixa de pedestre.

Parece brincadeira, mas depois de 1 ano morando aqui em Montreal e voltar pro Brasil a gente sente bem a diferença.

Mas nem tudo foi ruim... Pude rever muitos amigos e família. É claro q não deu pra ver todo mundo q eu queria. Pude comer umas coisas q só tem no Brasil, como pastel de feira, caldo de cana, esfiha do Habib's (eca, mas gostei!), rodízio de carnes, dadinho, cocada, H2O, etc... Outra coisa boa é q a Lara pode ter mais contato com a lingua portuguesa então agora já está falando praticamente tudo em português. Antes ela estava misturando muito o francês com o português. Agora já está até contando de 1 a 10 em português.

Uma outra coisa que pude perceber é que muitos amigos e até familiares passaram a se interessar em emigrar para o Canadá tb. E já tem alguns que até já estão estudando francês pra poder entrar no processo.

Bom, não quero ficar aqui metendo o pau no Brasil pq ainda é a minha pátria, apesar de todos os problemas, e tb pq esse não é o foco. Mas não penso mesmo em voltar a morar por lá... Vai ser só pra visitar, e talvez a próxima ida será somente na Copa de 2014. Agora vou ficar esperando o pessoal vim do Brasil pra me visitar.

Abraço!!!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Volta pra Montreal

Opa pessoal... Já estou aqui, diretamente de Montreal novamente... Não é nada contra o Brasil, mas eu não via a hora de voltar pra cá... Sabe qdo vc sente que chegou em casa??? Foi isso que eu senti qdo cheguei... Depois, em outro post, eu vou fazer um balanço da minha estada no Brasil, mas agora deixa eu contar um pouco sobre a viagem de volta.

Bom, no sábado cheguei em Guarulhos por volta das 18hs e meu vôo era às 20:10hs pela Air Canada. Normalmente eu curto viajar na janela pq gosto de ficar olhando pra baixo, principalmente qdo o avião vai pousar. Adoro altura, acho q por isso me tornei paraquedista e agora já vou começar um curso de piloto de avião aqui em Montreal. Bem, mesmo chegando mais de 2 horas antes do meu vôo eu não consegui lugar na janela. O vôo já estava lotado e meu assento era bem no meio do avião, e lá nas últimas fileiras. Todo mundo embarcou no horário e aí veio o primeiro problema. Depois que a gente já estava com tudo pronto pra decolar todas as luzes se apagaram e então o piloto anunciou que o avião estava em pane e todo mundo teve que descer do avião. Ficamos mais 1 hora e meia esperando para que arrumassem o problema e aí podemos embarcar novamente e decolar com segurança até Toronto.

Como resultado do atraso eu perdi meu vôo de Toronto para Montreal. Meu vôo partiria de Toronto às 8hs e nós pousamos lá às 7:10hs. Como é necessário passar pela imigração, pegar e re-despachar as bagagens, passar novamente pelo raio x, então é claro q não deu tempo e perdi o vôo pra Montreal. Mas como a Air Canada já sabia do problema, logo que eu cheguei no check-in eles já tinham emitido um bilhete novo pra mim e meu novo vôo seria às 12hs. Bom, esse foi o menor problema.

O grande problema foi com minhas bagagens. Qdo a gente chega no México, EUA e Canadá vindo de fora do continente norte americano é obrigado a pegar todas as malas e re-despacha-las para passarem novamente pelo raio x. Qdo vi minha mala na esteira em Toronto já percebi que tinha algo errado. Estava toda molhada e um cheiro forte de whiskey. Buáááááááááááááááááááá... Minha garrafa de 2,25L de Jack Daniel's tinha quebrado dentro da mala. Ela estava bem guardadinha, tinha até plástico bolha nela, mas nada adiantou. Tb tinha uma garrafa de Amarula de 1L, que eu não tinha nem embalado nem nada e essa ficou inteirinha. Bom, eu abri a mala alí mesmo e joguei os cacos no lixo. Aí vem o policial do aeroporto e começou um interrogatório sobre o q eu joguei no lixo. Mas até agora estava tudo + ou - bem. Qdo cheguei em Montreal, aí a coisa ficou feia mesmo... As 2 malas que eu despachei apareceram toda destruídas na esteira. Quebraram os pezinhos, as rodinhas, e até os puxadores pra carregar a mala. Uma das malas teve o tecido comido como se tivesse sido arrastada no asfalto. Bom, na mesma hora já fui reclamar com a Air Canada. O rapaz que me atendeu foi super simpático e já foi logo marcando todos os problemas com a mala. Aí ele já me deu um endereço pra eu levar as malas paa arrumar e se não conseguir arrumar eles me pagam o valor das malas.

Mas ainda tinha mais, qod cheguei em casa e abri as malas tinha mais coisas quebradas, e que estavam inteiras em Toronto. Coisas de vidro e de cerâmica. Já falei novamente com a Air Canada e eles me informaram que não se responsabilizam pelas coisas quebradas de dentro das malas.

Em fim, eu cheguei meio cansado mas bem. Apesar de todos os problemas que ocorreram, a Air Canada foi sempre bem prestativa. O problema com as malas não é culpa deles pq são os funcionários dos aeroportos que transportam as malas, mas no final eles, Air Canada, que são responsáveis pelas bagagens. Agora já estou em casa e isso é o importante. Agora é curtir o finzinho do verão de Montreal.

Abraço!!!