Track dos tempos

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Canadá em 8.o no IDH 2010

Pessoal, ontem a ONU divulgou a lista oficial final de 2010 do ranking dos países em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Só pra começar posso dizer que o Canadá ficou na 8.a posição e o Brasil ficou em 73.

A lista dos 10 primeiros ficou assim:
  1. Noruéga;
  2. Austrália;
  3. Nova Zelândia;
  4. Estados Unidos;
  5. República da Irlanda;
  6. Liechtenstein;
  7. Holanda;
  8. Canadá;
  9. Suécia;
  10. Alemanha.
O Brasil, na posição de número 73, ainda ficou atrás de Argentina, Peru, Chile, Irã, Arzebaijão, e outros países com menos expressão mundial. Em relação ao último ranking de IDH, que teve pesquisa realizada em 2007 mas os dados só foram divulgados em 2009, o Canadá caiu 4 posições pois ocupava o 4.o lugar, e o Brasil subiu 2 posições, já que ele ficava em 75.

Bom, alguns critérios levados de consideração para o IDH são: saúde, educação, segurança, pobreza, desigualdade social e renda.

Comparando alguns dados entre Canadá e Brasil:
  • Homicídios por 100 mil habitantes - Brasil 22 x 1 Canadá
  • Média de anos de estudo - Brasil 7 x 11 Canadá
  • Mortalidade infantil para cada mil nascimentos - Brasil 22 x 6 Canadá
  • Espectativa de anos de vida - Brasil 73 x 81 Canadá
  • PIB por habitante - Brasil 10.846,67 x 39.035,09 Canadá
Eu juro que tentei achar algum dado que o Brasil fosse melhor que o Canadá mas realmente não achei ou passou despercebido. Infelizmente é muito triste mas é verdade. Realmente eu não queria que fosse assim. Tá aí um dos motivos da minha imigração para o Canadá.

O link para o ranking completo você pode acessar clicando aqui. No site tb tem mais detalhes e outros dados.

7 comentários:

  1. BOM TARDE AMIGO!
    OLHA OS EUA MELHOR QUE O CANADÁ É BRINCADEIRA NÉ ??? ISSO É PURA POLITICAGEM ! OS EUA TEM O MAIOR NÚMERO DE POBRES DESDE 1929-A GRANDE DEPRESSÃO!A SEGURANÇA , A QULIDADE DE VIDA , A SAÚDE ENFIM , NO CANADÁ É MELHOR QUE OS EUA! O PADRÃO DE VIDA QUE PODE SER QUESTIONADO POIS É MAIOR QUE O CANADENSE ( UM POUCO , SÓ ) . PARA MIM O CANADENSE É MELHOR PORQUE ALIA QUALIDADE DE VIDA E PADRÃO DE VIDA! O QUE VC´S ACHAM ?? NÃO ACHAM POLITICAGEM OS EUA NEM FRENTE DO CANADÁ ??? UM ABRAÇO! DEUS ABENÇÕE VC´S! MEU EMAIL É RPORCHAT336@HOTMAIL.COM . GOSTARIA DA OPINIÃO DE VC´S! ABRAÇOSSSSS! ROBERTO PORCHAT

    ResponderExcluir
  2. É Roberto... Muitas vezes os dados podem ser "maquiados" mas a ONU deixa todos os detalhes no site, tudo separado por país.

    O IDH, como o próprio nome diz, é um índice que mede o desenvolmento da população e não quer dizer q um país seja melhor que o outro para se viver. Mesmo porque eu e vc podemos achar o Canadá melhor para se viver que o EUA mas tem gente que prefere o EUA. Se todo mundo achasse que o Canadá seria o melhor lugar para se viver todo mundo viria para cá.

    Ainda existem outros índices, da ONU e de outras entidades, que medem qualidade de vida. Nesse sim o Canadá normalmente está bem a frente dos EUA. Assim que for divulgado por essas entidades o comparativo de qualidade de vida eu post aqui no blog.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  3. Jorge, legal o post! Acho legal as coisas que vc coloca aqui! Parabens! Gostaria somente de sugerir que vc checasse os dados que colocou quanto ao PIB... eu fiquei na duvida se vc quis dizer PIB per capito ou somente o PIB. Se for só o PIB os valores são muito baixos, por isso minha duvida!

    Abs.

    Astor Ventura
    astor.ventura@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Valeu Astor por me avisar do PIB. O valor está certo mesmo, mas eu só esqueci de dizer q é por habitante. Já corrigi o problema.

    Esses dados eu pegei no site da ONU mesmo, na página do IDH.

    Abraço!!

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  5. Interessante o post, Jorge ! Infelizmente a realidade do Brasil é feia e não sei como nem quando vai melhorar... É bem por isso que estamos aqui em Montréal... =)

    ResponderExcluir
  6. olha..eu ñ entendí...o brasil tinha um idh de 0,813 e agora 0,699!!!mudo o jeito do ihd?

    ResponderExcluir
  7. poxa..o brasil tem muito qe melhorar apezar de

    ter um bom almento no desenvolvimendo humano...

    + vamos melhortar ainda +.eu so do rio mesmo, gosto daqui, so qe tenho qe reconhecer qe aki n é
    um lugar tao bom pra se viver...ahhhh minha irma ama o canadá..

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.