Track dos tempos

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Carta de motorista do Quebec na mão

aeeeeeeeeeeeeee... Hj fiz o exame prático de dirigir do Quebec. APROVADO!!!!!!! Foi bem tranquilo...

Bom, o negócio funciona assim: 2 semanas atrás eu fiz o exame teórico e tb fui aprovado, claro. O exame teórico são 3 baterias de questões. A primeira bateria são 12 questões e podemos errar 3. Na segunda tb são 12 e podemos errar 3 tb. Na terceira são 36 e podemos errar 8. Eu errei 4 questões no total. 1 no primeiro grupo, 1 no segundo grupo, e 2 no terceiro grupo. A prova é num computador e o sistema mostra na mesma hora se acertou ou errou a questão, e no final já sai o resultado. Esse exame tem um custo de 10 dólares e pode escolher a prova em inglês ou francês. Eu fiz em inglês pq pra mim é muito mais fácil. Pra estudar a melhor forma é fazer o simulado direto no site do SAAQ (é como o Detran aqui no Quebéc). O simulado tb tem em inglês e francês. As questões do simulado são exatamente as mesmas da prova.

Depois de aprovado no exame teórico é hora de partir para o exame prático. Aqui a gente mesmo marca o exame, não precisa de auto-escola, nem despachante (isso nem existe aqui). E no exame pode ir com o próprio carro, de um amigo, ou alugar um. No dia que eu fui aprovado no teórico já liguei no SAAQ para marcar o exame prático mas só tinha data disponível pra depois de 13 de janeiro.

Aí que veio o esquema, estilo jeitinho brasileiro (quem disse q é só no Brasil que se dá um jeitinho pra tudo rsrsrsrs...). Tem um cara aqui chamado Roger. Ele conhece todo mundo no SAAQ e consegue marcar a prova para o dia q a gente quiser. Ele é vietnamita, mas já mora aqui a muuuito tempo, e já está bem conhecido entre os brasileiros.. Ele só exige que faça uma aula e a prova no carro dele. A aula dele são 2 horas e custa 50 dólares, com garantia de passar na prova. Só não passa se bater o carro ou atropelar alguém. As vantagens de fazer com o Roger são: Poder escolher qq data para o exame; Ele te dá a aula nos 3 circuitos possíveis do exame; No dia da prova ele te dá mais uma aula no circuito q está sendo usado no dia; O examinador alivia a barra por saber que é aluno do Roger e só é reprovado se bater o carro, atropelar alguém ou fizer tudo errado; O examinador não pega auto-estrada, nem faz balisa com os alunos dele.

Vamos lá, no dia que eu passei no exame eu não consegui falar com o Roger. Isso foi sexta-feira retrasada. Ainda tentei ligar a semana passada inteira pra ele e só cx postal. Na última sexta eu tentei pela última vez e o bendito atendeu o celular... Me disse q estava de férias e tinha voltado aquele dia mesmo. Aí tudo foi muito rápido. Ele já marcou minha aula para o dia seguinte, sábado passado. Eu ainda disse pra ele que o SAAQ não tinha data disponível pra fazer a prova esse ano e ele me respondeu pra eu não me preocupar com isso. Bom, depois da aula no sábado ele já pegou o número do meu processo pra marcar minha prova, e perguntou qual dia eu queria. É claro q eu falei que queria o mais rápido possível. Ontem ele me ligou e perguntou se estava bom pra fazer a prova hj às 13hs... Até me surpreendi com a velocidade!!!

Bom, 1 hora antes do meu exame ele me pegou na estação Longueuil e fomos fazer o circuito do exame de hj. Depois fomos ao SAAQ pra fazer o exame. Tem q pagar uma taxa de 25 dólares para pode fazer o exame. Fiquei lá esperando um pouco e vi 4 pessoas chegando do exame, e dessas 4 somente 1 tinha passado. Teve até uma mulher q o examinador voltou dirigindo...

Chegou minha hora, o examinador chega e conversa com o Roger. Aí ele disse que já tinha examinado 3 pessoas e as 3 foram reprovadas. Nossa, já pensei q a coisa iria engrossar. Aí o examinador entrou no carro e me explicou como seria o exame. Ele disse que iria avaliar se eu conhecia as regras de condução e se eu as respeito. Tb disse que iria avaliar minha forma de dirigir. Depois disso mandou sair com o carro e lá fomos nós... O exame foi super tranquilo. Muito Arret (pare em francês) e ele só ia falando direita, esqueda. Só uma hora que ele reclamou que eu estava muito lento e mando acelerar. Eu estava a 30 km/h e tinha que ir a 40km/h. No final ele mandou eu estacionar o carro numa vaga de ré, tipo vaga de estacionamento e depois disso disse que fui aprovado. Aí perguntei se fiz muitos erros e ele falou só da hora q eu estava devagar, mas ele nem iria marcar nada no meu processo. Meu exame durou 15 minutos no total.

Passando isso voltei lá dentro do SAAQ, tirei uma foto para o nova habilitação, peguei a taxa de 44,97 doletas para emissão da nova carta e já peguei uma carta provisória que posso dirigir com ela até chegar a carta permanente, que leva até 1 semana. Ah, no Canadá as habilitações são provínciais, ou seja, se um dia eu me mudar para outra província tenho q tirar uma carta nova de lá. Com minha carta do Quebec eu posso dirigir por até 90 dias em outra província sem problema algum.
Exemplo da carta de motorista do Quebéc
Bom, é isso, agora já posso pilotar o Tiguan.

Quem precisar do contato do Roger é só me avisar...

Abraço!!!

17 comentários:

  1. Olá, Jorge! Primeiro de tudo, parabens pelo blog, é uma "mão na roda" para qualquer imigrante!

    Eu estou indo para Montreal em janeiro de 2011 e não tenho carteira de motorista no Brasil. Vc tinha? Pq já me disseram que o processo para tirar carteira para quem já tem a brasileira é diferente das pessoas que não tem ainda. Se não for incomodo, vc pode me dizer qual dos dois processos vc fez?


    Brigadão e parabéns mais uma vez!


    Joana
    -----------
    www.partiulafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Joana... Tudo bem? Que bom q o blog está sendo útil... Esse é o objetivo, ajudar pessoas q estão no mesmo caminho q a gente.

    Eu já tinha a carta do Brasil, então eu só tive q traduzi-la no consulado, no eu explico no post "Documentos Canadenses" (http://uvosnumafria.blogspot.com/2010/11/documentos-canadenses.html), e depois entrar no processo do SAAQ.

    Para quem não tem carta no Brasil (seu caso) é preciso fazer o processo normal como qq quebecois, ou seja, depois de passar nos exames vc ainda ficará com uma carta provisória por 2 anos e só poderá dirigir com alguém que tenha mais de 2 anos de carta do Quebec ao seu lado.

    Qq dúvida é só perguntar q eu tento ajudar..

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Olha o torneio deve começar ainda esse ano,mas os 3 1ºs grupos estão cheios,kkkkk...o povo tá se empolgando menino!!

    Vou organizar o esqueminha até o meio de dezembro!!!

    Depois te falo! Bjss

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, não sabia desse jeitinho brasileiro, uma mão na roda. Vou adotar ele quando chegar em meado de abril.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!
    Interessante está situação do jeitinho Brasileiro....rs.... E nós, que pensamos que isso só existe aqui! a cada dia sinto mais vontade de estar no canadá!
    E tudo sempre bem explicadinho, muito bom.

    Abraços.

    Silmara

    ResponderExcluir
  6. Naum naum Leonel, esse naum foi o jeitinho Brasileiro naum foi o jeitinho Vietnamita hahahahah .

    Jorge Parabens pelo Blog, muito util.
    Me passa o contato depois que eu quero =)
    abs na Lory =) e na PiTitica
    Fui
    Roberto de Farias
    Skype : roberto.de.farias
    Msn : bobfarias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Cara, eu queria o contato do Roger !
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Opa Silvio... Me manda seu e-mail pra eu te passar o tel do Roger...

    ResponderExcluir
  9. Olá Jorge, tudo bem?
    Estou pesquisando nos seus posts antigos sobre a carta de motorista e fiquei com uma duvida!
    Vi que vocês vão de carro de vez em qdo para o USA, é possível entrar nos estados unidos dirigindo somente com a habilitação do Quebec? Como vocês fazem quando vão pra lá?

    Obrigada!
    Juliana
    http://projetosupernovaquebec.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana... Pode sim, inclusive a polícia já me parou lá e não tive problema... Se não me engano, pode dirigir por 3 meses no EUA com a habilitação do Quebec.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  11. Olá Jorge.
    Desculpe comentar um post antigo, mas estou "estudando" seu blog antes de viajar.
    Minha dúvida é referente à permissão para dirigir em Québec.
    Como vamos chegar no inverno, imagino que tenha que alugar um carro eventualmente nos fins de semana para procurar AP definitivo, compras, etc.
    Não consigo alugar um carro sem a carta de motorista do Québec?
    Você sabe como funciona isso?
    Seu blog tem sido muito útil.
    Muito obrigado!
    Robson V.

    ResponderExcluir
  12. Olá Robson... Consegue alugar sim com a carta do Brasil. Ela tem validade de 6 meses depois q vc imigrar. Ah, e se vc pensa em fazer a carta internacional ela tb só vai ter validade de 6 meses por vc ser residente permanente, ou seja não vale a pena.

    Abraço!

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  13. Ola Loriane e Jorge,

    Cheguei aqui em Montreal no mes de marco de 2011 , e queria tirar a permis de conduire aqui em Montreal, preciso do telefone do tal do Roger podem me mandar???

    ResponderExcluir
  14. Olá Maurício...

    Me passa seu e-mail que te mando por mensagem privada.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  15. Ola,

    Cheguei há um mes em Montreal e gostaria do tel do Roger, por favor.

    Obrigada,
    Cintia

    ResponderExcluir
  16. Olá Cintia...

    Me envie seu e-mail q tem passo o tel do Roger através do e-mail...

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.