Track dos tempos

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Documentos canadenses

Bom pessoal, todos nossos documentos canadenses importantes já foram feitos e muita gente me pede os endereços dos locais para fazer os documentos, então vou colocar aqui uma lista.
  • Cartão de Residente Permanente
O cartão de RP é feito automaticamente qdo a gente chega no Canadá e passa na imigração. Ele demora de 6 a 8 semanas para chegar em casa pelos correios. Para sair do Canadá e depois voltar todo residente deve ter esse cartão em mãos, ou fazer um outro processo q eu já descrevi aqui no blog, no post "Sair do Canadá sem o Cartão de Residente Permanente";

  • Número de seguridade Social
Mais conhecido como NAS (Numéro d'Assurance Social), é como se fosse um CPF aqui no Canadá. É um número confidencial que é usado para quase tudo, abrir conta em banco, comprar telefone, fazer financiamento, fazer outros documentos, etc. Esse número é feito nos escritórios dos Services Canada e a gente já sai de lá sabendo o número, mas depois de 2 semanas chega um cartão em casa com o número para ser guardado.

O endereço do Service Canada de Montreal é 200, Boulevard René Levesque Ouest. Normalmente o atendimento é rápido. No meu caso demorou 20 minutos.

  • Cartão de Saúde
Esse é o Assurance Maladie et Santé. É o cartão chamado Carte du Soleil e é usado para ter acesso ao sistema de saúde do Quebec, e tb tem os reembolsos para comprar medicamentos com receita. Qdo se chega no Quebec tem 3 meses de carência antes de usar o sistema para fazer consultas médicas, porém em caso de urgência pode ir a qq CLSC (é como um posto de saúde) ou ao setor de urgência de qq hospital que será atendido. Para se fazer a Carte du Soleil é necessário ir até a RAMQ (Régie de l'Assurance Maladie du Québec). Tb já sai de lá sabendo-se o número mas a carte du soleil só chega em casa depois de 3 meses ou mais. É obrigado tirar uma foto no local e custa $8,00. Eles não aceitam q a gente leve uma foto.

O endereço da RAMQ em Montreal é 425, Boulevard de Maisonneuve Ouest, 3e étage. Entre as estações do metrô Place-des-Arts e McGill. O local é bem cheio mas tem um atendimento rápido. No meu caso tb levou uns 20 minutos.

  • Carta de motorista
A carta de motorista tem um processinho com várias etapas. A primeira é fazer a tradução da carta brasileira. Essa tradução pode ser feita direto no consulado brasileiro em Montreal. Custa 18,75 dólares e demora 5 dias úteis pra ficar pronta. ATENÇÃO: O consulado não aceita pagamento. Para fazer o pagamento é necessário ir até o correio e fazer um vale postal. O valor total ficará em $24,25 pq tem o custo do vale postal e dos impostos. O endereço do consulado é 1, Westmount Square, 17e étage. É na saída do metrô Atwater.

Depois disso tem q estudar e marcar a prova teórica. Pra marcar a prova teórica tem q entrar em contato direto com o SAAQ (Société de l'Assurance Automibile du Quebéc), que é como um Detran do Quebéc, através do telefone (514)873-5803. Um ótima forma de estudar é fazer os simulados do site do SAAQ que são as mesmas perguntas da prova. Tem o simulado em françês e em inglês. Normalmente a prova é marcada para 1 mês ou mais adiante. Pra fazer a prova é necessário ir até a SAAQ. O endereço é 855, Henry Bourassa Ouest. Tem uma taxa de 10 dólares.

Por fim vem o exame prático. Esse exame tb deve ser marcado pelo telefone (514)873-5803. A gente não é obrigado a fazer aula se tiver a tradução da carta brasileira, nem ir com nenhuma auto-escola. Para o exame podemos ir com o próprio carro, ou alugar um na hora. Tem vários caras q ficam lá alugando seus carros para o pessoal q vai fazer o exame. Esse demora muito pra marcar, dependendo da época do ano pode ser mais de 2 meses pra frente. Existem vários locais onde o exame é realizado e leva em média 40 minutos.

  • Equivalência de Diploma
Para quem quer fazer uma faculdade, pós, etc, ou é de uma profissão regulamentada, é necessário fazer a equivalência de diploma. Pra isso os diplomas brasileiros já devem estar traduzidos por um tradutor reconhecido pelo Quebéc. Então é só levar esse diplomas traduzidos, junto com um formulário e outros documentos, até um escritório do MICC que faça esse serviço e equivalência. O link com o formulário e os documentos exigidos podem ser acessados aqui. Em Montreal o MICC que faz esse serviço fica próximo do metrô Crémazie, no endereço 255, boulevard Crémazie Est, 8e étage, bureau 8.01

  • Reembolso do curso de françês do Brasil
Após obter o CSQ nós temos direito ao reembolso do curso de francês feito no Brasil, na Aliança Francesa ou no SENAC, com valor de até 1500 dólares por pessoa. Para solicitar o reembolso é necessário enviar, ou levar, os documentos até o escritório do MICC que faz esse serviço. Ele fica na 800, boulevard de Maisonneuve Est, 3e étage.

  • Curso de francês em Montreal
Para quem vai fazer o curso de francês do MICC deve preencher um formulário que pode ser encontrado clicando aqui, e enviar ou levar, juntos com os outros documentos que estão no formulário, até o escritório do MICC que faz esse serviço. Ele tb fica na 800, boulevard de Maisonneuve Est, 3e étage. Esse mesmo formulário é usado para solicitar a ajuda financeira para quem faz o curso em período integral.


Bom gente, esses são os primeiros passos que todo imigrante deve dar. Ainda tem mais coisas como emprego, berçario, auxílios financeiros para crianças, imposto de renda, etc mas isso vou postando a medida que formos passando cada etapa.

9 comentários:

  1. aeeeeeeeeee so tem tu mermo, ne!!
    Otima diga la no post, rapaz. Por sinal, a furadeira ta de pe?? kkkk. Depois de hoje... =P Bjoooooooo

    ResponderExcluir
  2. AAAAh Beta... A furadeira tá virando novela... huauhauha... Qdo vcs quiserem é só vim buscar, antes q o Carlos chegue primeiro... kkkkkk

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  3. jorge, execelente post, tá bem resumidinho e nos ajudará por lá,
    Valeu,
    diariocanadabrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Beta e Jorge, a gente mora na mesma ilha e nunca se encontrou ! hauhauahuaha Jorge, você comprou o livro Guide de la Route 2009 pra estudar pra prova teórica ? Se você tiver comprado e já tiver usado você poderia me emprestar ou me vender ? hehe Eu não tava afim de pagar os $ 20 por um novo... Merci !!! E acho que a gente podia marcar um rendez-vous em uma esquina da ilha, né ? hahaha

    ResponderExcluir
  5. Oi Nick... Só a Beta mora na Ilha de Soeurs. Eu moro na ilha de Montreal mesmo. Mas a gente pode marcar... Toda semana tem um evento q a gente tenta organizar. me passa seu e-mail aqui no comentário(eu não publico) q eu te encaminho. Já tem até viagem de passeio sendo marcada.. rsrsrs... É bom pra fazer novos amigos.

    Qto aos livros do SAAQ, nem precisa comprar. Eu tenho 2 aqui emprestado mas começei a ler e desisti. Só os simulados já bastam. Mas se vc quiser te empresto e aviso a dona deles... Sei q ela não vai se importar. Ah, eles são em inglês.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  6. Valeu pela Dica jorge!...vamos precisar com certeza!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jorge, excelente post! Estou recomendando lá no blog, ok?
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Sensacional este post!Estou entrando pelo seu blog pela primeira vez, e já me deparo com esta dica tão detalhada. Obrigada pela Generosidade!
    Abraços

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.