Track dos tempos

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sair do Canadá sem o Cartão de Residente Permanente

Galera, todo mundo sabe que eu entrei no Canadá como residente permanente no dia 27 de julho e logo no dia 2 de setembro eu sai do Canadá sem o cartão de residente permanente pq eu ainda não o tinha recebido. Ultimamente está demorando de 6 a 8 semanas para chegar o cartão de residente permanente. O problema é que sempre que um residente permanente sai do Canadá ele precisa do cartão de residente para poder entrar de volta.

Bom, muita gente me dizia alguém teria que enviar o cartão para mim no Brasil para eu poder entrar novamente, mas nisso eu via 3 problemas: 1) o cartão ser extraviado; 2) O cartão não chegar pra mim até o dia do meu retorno ao Canadá; 3) o custo é muito algo, já que a forma mais segura e mais barata que eu encontrei foi pela DHL por 85 dólares.

Pensando em meu retorno ao Canadá sem o cartão de residente permanente comecei a falar com as pessoas sobre quais opções eu teria.. Chegaram até a me dizer que existe um processo de + ou - 400 dólares e eu poderia retornar...

No final das contas eu fui falar diretamente com quem sabe do processo e contatei a Vivian no consulado. Ela me disse que tem um processo chamado "Travel Document" que é para qq residente permanente que sai do Canadá sem o cartão ou perdeu o cartão enquanto estava fora do Canadá.

O processo é muitíssimo simples e super rápido. Eu só tenho que preencher o formulário IMM5524 e enviar para o consulado junto com uma foto 3x4, cópia da pagassem de vinda para o Brasil, cópia da passagem de volta para o Canadá, passaporte, cópia do Confirmation e 50 dólares canadenses em dinheiro trocado (ou depositar 85 reais na conta do consulado no HSBC). O processo demora 2 dias úteis desde a entrega dos documentos até o visto ficar pronto. Aí a gente recebe um visto de residente permanente de entrada única. Todo o processo está descrito no link http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/travel.asp

Enfim, ontem eu peguei meu visto no consulado e agora já posso entrar novamente no Canadá, mesmo sem ter o cartão de residente permanente.

Dia 28 tamo lá!!!!!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Encontro de Emigrantes

A galera pediu então eu vou aceitar... Um monte de gente me mandou e-mail, falou pelo skype, MSN, etc, pra eu aproveitar minha estada em São Paulo e marcar um encontro para reunir o pessoal que está para emigrar para o Canadá. A ideia do encontro é passar um pouco da minha pequena experiência de 38 dias como residente permanente em Montreal e o pessoal conhecer novos emigrantes e aumentar o networking. Para mim está ótimo pois é prazeroso poder ajudar outras pessoas que tem objetivos semelhantes aos meus, e tb fazer networking, é claro, já que muita gente eu só conheço por internet.

Bom, o evento será uma Happy Hour na região da av.Paulista, que é o local de fácil acesso. Todos serão bem vindos e podem levar filhos, esposas, etc pois é um local familiar, tranquilo, amplo e agradável.

Segue os detalhes do evento:

Data: Restaurante A Mineira
Data: 17/09/2010
Hora: a partir da 18:30hs
Endereço: Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 697 - Jardins

O esquema do local é por comanda individual e tem rodízio de petiscos e buffet. Muito bom mesmo!!!!

Só vou pedir para quem for se possível colocar um comentário nesse post confirmando a presença, pois de for muita gente eu posso fazer uma reserva pra garantir espaço pra todos.

Devo levar umas fotinhas do Quebec tb...

Abraços e vejo todos no encontro!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Histórico de crédito no Canadá

Pessoal, um fim de semana antes da minha vinda ao Brasil eu conheci um amigo da Elisandra chamado José que é Credit broker em Montreal. A especialidade dele é analise de crédito para moradia. Bom ele me deu algumas dicas muito importantes para o meu histórico de crédito, e o histórico de crédito é algo muito importante no Canadá, pois é seu histórico que vai determinar, caso vc faça um financiamento, leasing ou qq outro tipo de empréstimo, o montante que vc pode financiar, a taxa de juros, valor da entrada, prazo, etc...

Bem, vou fazer eu resuminho das dicas...

Primeira coisa, e muito importante, nunca atrase o pagamento das contas. E cuidado pq as contas tem sempre 2 datas. Uma data é a data de vencimento e a outra é a data de pagamento. Normalmente a data de pagamento é a data limite para se efetuar o pagamento, mas segundo o José as contas devem ser pagas antes mesmo da data limite de pagamento e essa antecipação do pagamento contribui positivamente para o histórico de crédito.

Ele me disse tb que financiamento para compra de veículo, ao contrário que muita gente pensa inclusive eu, tem um peso muito fraco para o histórico de crédito.

Outra informação é que o dependendo de como se utiliza o cartão de crédito ele pode ser o maior vilão, ou o maior aliado, do nosso histórico de crédito. Muita coisa relacionada ao cartão de crédito é mito e ele me explicou tb. Aí vai a explicação...

O maior mito de todos, e eu cai nessa onda, é que um cartão de crédito com limite alto pode influenciar negativamente no histórico de crédito de um imigrante recém chegado ao Canadá. Inclusive qdo chegou meu cartão de crédito do HSBC Canadá eu liguei para o banco e pedi para baixar meu limite. Ele me disse que eu não deveria ter feito isso, e me explicou que o que é ruim para o crédito é atrasar o pagamento do cartão. Outra coisa que ele disse para eu não fazer numa é passar 50% do meu limite do cartão, ou seja, se meu limite é 10 mil dólares, nunca passar os 5 mil dólares em gastos mensais no cartão.

Agora a dica mais estranha e valiosa de todas para quem quer dar um CREDIT BOOST no seu histórico de crédito. A dica é para pagar o pagamento mínimo do cartão de crédito só no primeiro mês. ATENÇÃO, É SÓ NO PRIMEIRO MÊS!!!!! É, eu tb achei muito estranho isso e perguntei pra minha gerente do HSBC Premier de Montreal. Ela me confirmou que isso é verdade e realmente dá um crédit boost no meu histórico. O José me explicou como isso acontece. Existem 2 agencias q gerenciam os históricos de créditos no Quebec e os bancos mandam as informações para as agencias 1 ou 2 vezes por ano, e seu histórico só começa a contar a partir no momento que o banco manda a informação, e não a partir do momento que vc adquire um cartão de crédito. Qdo vc paga um valor mínimo o banco entra em estado de atenção em relação a vc e manda suas informações imediatamente para as agencias monitorarem. Com isso vc garante que seu histórico já comece a ser criado e sem ficar negativo, pois o pagamento mínimo não negativa o histórico. Outra coisa muito importante é que após essa prática do pagamento mínimo nunca deixe de pagar o valor total da fatura do cartão, assim vc mostra o poder de quitar dívidas e seu histórico de crédito é alavancado rapidamente.
Bem, ele me garantiu que se eu seguir todas essas dicas e fazer a operação de pagar o mínimo da primeira fatura do cartão de crédito em 1 ano eu já terei histórico A+, que é o topo e já consigo comprar uma casa com as melhores condições de financiamentos. Normalmente se leva de 2 a 3 anos para chegar a A+ se não realizar o credit boost.

Quem quiser o contato do José tb é só me avisar que eu passo o tel e e-mail dele.

Abraço e espero que essas dicas sejam úteis.

sábado, 4 de setembro de 2010

Em São Paulo por uns dias

Galera, estou em São Paulo por uns dias. Cheguei dia 3 e volto para Montreal dia 28. É muito bom matar a saudade da família e amigos assim no início da nova fase da vida.

O propósito dessa vinda é fazer a homologação da minha saída da HP Brasil, que apesar de ser transferido para a HP Canadá e tive que ser demitido no Brasil e admitido no Canadá. Outros propósitos são vender algumas coisas que tem pra vender aqui ainda, fazer procurações e ajudar a Lori na mudança dela e da Lara. Sabem como são mulheres, levam tanta coisa, e como minha bagagem está vazia então terá mais espaço para bolsas, sapatos, entre outras coisas que a mulheres tem como estimação ou coleção.

Bom, tem um pessoal querendo marcar um encontro comigo pra falar de como é a vida em Montreal. Nesses + ou - 40 dias que vivi por lá acho que já dá pra falar um pouco do cotidiano da cidade e até dar mas dicas. Então acho que vou aceitar a proposta. Tb vou ver com o pessoal pra democratizar esse encontro e divulgá-lo nos fóruns e comunidades. Quando eu tiver mais detalhes como data, horário e local eu posto aqui.

Abraços e esperem os detalhes para o encontro.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vôo da Mexicana CANCELADO!

É minha gente... Realmente a coisa está feia pro lado da Mexicana... 2 dias atrás eu recebi um e-mail da Decolar.com (onde eu comprei a passagem) dizendo que meu vôo de São Paulo - Montreal no dia 28/09 está realmente cancelado pela Mexicana e que em até 30 dias eles me devolvem o valor pago integralmente.

Aí começou uma nova e pequena correria pra ver passagem. A passagem mais barata que eu encontrei foi pela United, saindo no dia 28 mesmo e com uma conexão em Washington. É o mesmo vôo que eu vim pra Montreal. O valor dessa passagem sai por US$878.00 SÓ IDA... Caro heim!!!!

Bom, eu começei a pesquisar passagem de ida e volta tb, com a ida para Montreal no dia 28 e a volta para São Paulo no 09/07/2011. Acreditem se quiserem, mas a passagem de ida e volta sai US$752.00, ou seja, a ida e volta juntos sai mais barato que só ida... Vai entender!!!!!!! Essa passagem irá até Miami de TAM e depois de American Airlines até Montreal, e a gente chega em Montreal no mesmo dia. Pra volta nós vamos de Air Canadá até Orlando e depois de TAM até São Paulo.

Bom, voltando dia 09/07 para o Brasil podemos passar uns dias de férias e ainda a Larinha vai poder ter o segundo aniversário dela (14 de julho) no Brasil. Outra opção é não voltar e perder a passagem, mas mesmo assim ainda saio no lucro pois a passagem é mais barata.

Então já temos nossa próxima viagem ao Brasil praticamente programada. Só vai faltar ver a volta pra Montreal em julho/2011, mas uma coisa eu já sei, não será de Mexicana. rsrsrsrs...

Abraço!

Ufa! Mudança feita...

Finalmente já estou instalado no ap novo... É claro que ainda está tudo jogado pela casa pq não tem móveis... Imagina o ralo que eu tomaria se eu comprasse os móveis sem a Lori ver... huahuahauhau... Só tem uma TV, uma cadeira tipo de chefe, berço da Larinha, colchão inflável, e uns eletrônicos que já comprei, além de fogão e geladeira que já é do ap. Só pra se ter ideia eu estou usando as caixas da impressora nova e das panelas como mesa. rsrsrsrsrsrsrs....

Agora é arrumar as coisas pra ir pro Brasilsilsil na quinta-feira... As malas devem ir vazias, mas pra voltar acho que virão abarrotadas...

Ah, ontem a Mexicana avisou que meu voo de volta pra Montreal está cancelado mesmo, mas mas já está tudo resolvido e depois eu escrevo outro post pra falar como eu contornei a situação.

Abraço!!!