Track dos tempos

terça-feira, 21 de junho de 2011

TFI feito

Aeeee PessoALL...

Sexta-feira passada fiz o TFI, que é o Teste de Francês Internacional. Fiz o teste de graça na Université de Montréal. Foi de graça pq o MICC o ofereçe para os alunos da francisação e quem fez a inscrição pra mim foi a Paula justamente pq ela já estuda lá na UdM, e ela tb fez o teste. Ainda bem q tenho a amiga Paula, pq é um teste meio carinho. Valeu Paula!!! Comigo ainda estavam tb fazendo o teste a Dani e a Carol e o Marcelo. Quem aplica o TFI é o ETS (Educational Testing Service), que tb aplica outros testes como o TOEFL pra inglês. As vantagens de se fazer esse teste é que ele é solicitado para se entrar nas universidades francesas no Quebec e na frança. Tb pode ser solicitado para quem quer trabalhar como funcionário público do Quebec. Pode ser solicitado para alguma vaga de emprego de empresas privadas, como a maioria dos bancos o solicitam, além de medir nosso nível de conhecimento do francês e ser reconhecido no mundo todo.

Bom, nosso teste estava marcado para começar as 11hs, mas teve início as 11:30hs. São um total de 180 questões com 1 hora e 50 minutos de tempo para fazer tudo, ou seja, tem que ser rápido e fazer, em média, mais de 1,5 questão por minuto. Todas as questões são de múltipla escolha. As primeiras questões são fáceis e o nível de dificuldade vai aumentando conforme vai se aproximando do final e cada etapa. As questões são divididas em 2 fases: a primeira fase são questões de compreensão auditiva, e a segunda fase são questões de leitura e compreensão escrita.

Na parte auditiva tem uma gravação q passa um diálogo, ou ouve-se um texto, e a gente tem q responder 1, 2 ou 3 questões sobre isso. Só é possível ouvir a gravação uma única vez.

Na parte de leitura e compreensão escrita tem uma etapa que temos que apontar onde está o erro em uma frase curta. Pra mim essa foi a parte mais difícil do teste. Depois vem uma etapa onde deve-se escolher a palavra q melhor completa a frase dada, e aí tem algumas pegadinha então deve-se prestar bastante atenção, mas essa etapa é bem fácil, e por fim, a etapa final são pequenos textos que temos que responder 1, 2 ou 3 questões sobre cada texto.

Apesar de não ter me preparado para o teste, nem ter estudado nadica de nada, eu achei q o teste em si não é muito difícil, pelo menos eu não achei difícil, mas o grande vilão mesmo é o tempo. Tem que ser super rápido e não tem tempo para pensar, principalmente na parte auditiva pois a gravação acaba de falar uma questão e já passa pra outra. Pra mim deu o tempo exato pois na mesma hora q a pessoa q estava aplicando o teste disse que acabou eu marcava a última resposta na minha folha de respostas, mas vi que a maioria das pessoas não conseguiram terminar todas as questões.

Agora é esperar o resultado, que sai no final de agosto, pra saber como eu fui.

Abraços!!!

6 comentários:

  1. Deixa de ser politico e paga um almoço para ela para compensar (e eu vou de carona neste almoço)...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Fala Uvos!

    Não é o mesmo teste, mas acredito que possa dar uma boa idéia do que vem pela frente. De uma olhada e veja se esse TFI é parecido com esse TCF:
    http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/enseigner-apprendre-francais/TCF-FLE/p-6817-Accueil-TCF.htm

    ResponderExcluir
  3. Opa Leo...

    Vi o TCF e até cheguei a fazer bastante questões dele. Eu acho o TCF mais fácil que o TFI. A locução é mais lenta e tem mais tempo para responder cada questão.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge, tudo bem? Li o seu post, bem legal vc colocar essa informação, existem poucas na internet. Bem, se vc puder me ajudar agradeço muito. Vou fazer o TFI dia 18 e eu gostaria de saber se vc fez uma redação e qual o tema. Muito obrigada, Roberta.

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberta.

    No TFI não existe redação. São somente as etapas que eu citei no post.

    Boa sorte no seu exame.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela rapidez e atenção, Jorge!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.