Track dos tempos

terça-feira, 21 de junho de 2011

TFI feito

Aeeee PessoALL...

Sexta-feira passada fiz o TFI, que é o Teste de Francês Internacional. Fiz o teste de graça na Université de Montréal. Foi de graça pq o MICC o ofereçe para os alunos da francisação e quem fez a inscrição pra mim foi a Paula justamente pq ela já estuda lá na UdM, e ela tb fez o teste. Ainda bem q tenho a amiga Paula, pq é um teste meio carinho. Valeu Paula!!! Comigo ainda estavam tb fazendo o teste a Dani e a Carol e o Marcelo. Quem aplica o TFI é o ETS (Educational Testing Service), que tb aplica outros testes como o TOEFL pra inglês. As vantagens de se fazer esse teste é que ele é solicitado para se entrar nas universidades francesas no Quebec e na frança. Tb pode ser solicitado para quem quer trabalhar como funcionário público do Quebec. Pode ser solicitado para alguma vaga de emprego de empresas privadas, como a maioria dos bancos o solicitam, além de medir nosso nível de conhecimento do francês e ser reconhecido no mundo todo.

Bom, nosso teste estava marcado para começar as 11hs, mas teve início as 11:30hs. São um total de 180 questões com 1 hora e 50 minutos de tempo para fazer tudo, ou seja, tem que ser rápido e fazer, em média, mais de 1,5 questão por minuto. Todas as questões são de múltipla escolha. As primeiras questões são fáceis e o nível de dificuldade vai aumentando conforme vai se aproximando do final e cada etapa. As questões são divididas em 2 fases: a primeira fase são questões de compreensão auditiva, e a segunda fase são questões de leitura e compreensão escrita.

Na parte auditiva tem uma gravação q passa um diálogo, ou ouve-se um texto, e a gente tem q responder 1, 2 ou 3 questões sobre isso. Só é possível ouvir a gravação uma única vez.

Na parte de leitura e compreensão escrita tem uma etapa que temos que apontar onde está o erro em uma frase curta. Pra mim essa foi a parte mais difícil do teste. Depois vem uma etapa onde deve-se escolher a palavra q melhor completa a frase dada, e aí tem algumas pegadinha então deve-se prestar bastante atenção, mas essa etapa é bem fácil, e por fim, a etapa final são pequenos textos que temos que responder 1, 2 ou 3 questões sobre cada texto.

Apesar de não ter me preparado para o teste, nem ter estudado nadica de nada, eu achei q o teste em si não é muito difícil, pelo menos eu não achei difícil, mas o grande vilão mesmo é o tempo. Tem que ser super rápido e não tem tempo para pensar, principalmente na parte auditiva pois a gravação acaba de falar uma questão e já passa pra outra. Pra mim deu o tempo exato pois na mesma hora q a pessoa q estava aplicando o teste disse que acabou eu marcava a última resposta na minha folha de respostas, mas vi que a maioria das pessoas não conseguiram terminar todas as questões.

Agora é esperar o resultado, que sai no final de agosto, pra saber como eu fui.

Abraços!!!

6 comentários:

  1. Deixa de ser politico e paga um almoço para ela para compensar (e eu vou de carona neste almoço)...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Fala Uvos!

    Não é o mesmo teste, mas acredito que possa dar uma boa idéia do que vem pela frente. De uma olhada e veja se esse TFI é parecido com esse TCF:
    http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/enseigner-apprendre-francais/TCF-FLE/p-6817-Accueil-TCF.htm

    ResponderExcluir
  3. Opa Leo...

    Vi o TCF e até cheguei a fazer bastante questões dele. Eu acho o TCF mais fácil que o TFI. A locução é mais lenta e tem mais tempo para responder cada questão.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge, tudo bem? Li o seu post, bem legal vc colocar essa informação, existem poucas na internet. Bem, se vc puder me ajudar agradeço muito. Vou fazer o TFI dia 18 e eu gostaria de saber se vc fez uma redação e qual o tema. Muito obrigada, Roberta.

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberta.

    No TFI não existe redação. São somente as etapas que eu citei no post.

    Boa sorte no seu exame.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.