Track dos tempos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Histórico de crédito no Canadá

Pessoal, um fim de semana antes da minha vinda ao Brasil eu conheci um amigo da Elisandra chamado José que é Credit broker em Montreal. A especialidade dele é analise de crédito para moradia. Bom ele me deu algumas dicas muito importantes para o meu histórico de crédito, e o histórico de crédito é algo muito importante no Canadá, pois é seu histórico que vai determinar, caso vc faça um financiamento, leasing ou qq outro tipo de empréstimo, o montante que vc pode financiar, a taxa de juros, valor da entrada, prazo, etc...

Bem, vou fazer eu resuminho das dicas...

Primeira coisa, e muito importante, nunca atrase o pagamento das contas. E cuidado pq as contas tem sempre 2 datas. Uma data é a data de vencimento e a outra é a data de pagamento. Normalmente a data de pagamento é a data limite para se efetuar o pagamento, mas segundo o José as contas devem ser pagas antes mesmo da data limite de pagamento e essa antecipação do pagamento contribui positivamente para o histórico de crédito.

Ele me disse tb que financiamento para compra de veículo, ao contrário que muita gente pensa inclusive eu, tem um peso muito fraco para o histórico de crédito.

Outra informação é que o dependendo de como se utiliza o cartão de crédito ele pode ser o maior vilão, ou o maior aliado, do nosso histórico de crédito. Muita coisa relacionada ao cartão de crédito é mito e ele me explicou tb. Aí vai a explicação...

O maior mito de todos, e eu cai nessa onda, é que um cartão de crédito com limite alto pode influenciar negativamente no histórico de crédito de um imigrante recém chegado ao Canadá. Inclusive qdo chegou meu cartão de crédito do HSBC Canadá eu liguei para o banco e pedi para baixar meu limite. Ele me disse que eu não deveria ter feito isso, e me explicou que o que é ruim para o crédito é atrasar o pagamento do cartão. Outra coisa que ele disse para eu não fazer numa é passar 50% do meu limite do cartão, ou seja, se meu limite é 10 mil dólares, nunca passar os 5 mil dólares em gastos mensais no cartão.

Agora a dica mais estranha e valiosa de todas para quem quer dar um CREDIT BOOST no seu histórico de crédito. A dica é para pagar o pagamento mínimo do cartão de crédito só no primeiro mês. ATENÇÃO, É SÓ NO PRIMEIRO MÊS!!!!! É, eu tb achei muito estranho isso e perguntei pra minha gerente do HSBC Premier de Montreal. Ela me confirmou que isso é verdade e realmente dá um crédit boost no meu histórico. O José me explicou como isso acontece. Existem 2 agencias q gerenciam os históricos de créditos no Quebec e os bancos mandam as informações para as agencias 1 ou 2 vezes por ano, e seu histórico só começa a contar a partir no momento que o banco manda a informação, e não a partir do momento que vc adquire um cartão de crédito. Qdo vc paga um valor mínimo o banco entra em estado de atenção em relação a vc e manda suas informações imediatamente para as agencias monitorarem. Com isso vc garante que seu histórico já comece a ser criado e sem ficar negativo, pois o pagamento mínimo não negativa o histórico. Outra coisa muito importante é que após essa prática do pagamento mínimo nunca deixe de pagar o valor total da fatura do cartão, assim vc mostra o poder de quitar dívidas e seu histórico de crédito é alavancado rapidamente.
Bem, ele me garantiu que se eu seguir todas essas dicas e fazer a operação de pagar o mínimo da primeira fatura do cartão de crédito em 1 ano eu já terei histórico A+, que é o topo e já consigo comprar uma casa com as melhores condições de financiamentos. Normalmente se leva de 2 a 3 anos para chegar a A+ se não realizar o credit boost.

Quem quiser o contato do José tb é só me avisar que eu passo o tel e e-mail dele.

Abraço e espero que essas dicas sejam úteis.

22 comentários:

  1. Olá Jorge!

    Muitíssimo obrigada pela excelente e valiosa dica. Ótimo post!

    Aline

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jorge.

    Excelente post. É muito importante esse tipo de dica, por que afinal, essas informações são sempre muito difíceis de se conseguir a não ser que se conheça alguém que trabalhe com isso, que foi o caso.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jorge, melhor post ever! dicas excelentes. merci. ótimo fim de semana pra vc. elen;D

    ResponderExcluir
  4. Jorge!!
    Muito bom o post!!!

    Bom, nos marcamos dia 27 de outubro as passagens, mas estamos tentando adiantar para meados do mesmo mes, embora esta bastante dificil. A gente tinha milhas da TAM e vamos pela Air Canada!! \o/

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  5. ahhhhhh eh certeza que vamos precisar da ajuda de voces! hihii

    ResponderExcluir
  6. Fala Jorge ! Como vai camarada ? Tudo na paz ?
    Excelente dica..! Obrigado por compartilhar esse tipo de informação valiosa.
    Um grande abraço.
    Carlos, Fernanda e Anna Luiza.

    ResponderExcluir
  7. Se eu ganhar salario minimo e pagar tudo em dia ainda assim consigo ter um bom historico de credito e financiar uma casa?

    ResponderExcluir
  8. Anonimo, pelo que o José me explicou vc terá sim um bom histórico de crédito porém para o financiamento (valor, prazo) depende sim do seu salário e tempo de emprego.

    Abraco!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jorge
    Obrigada pela visita lá no Blog... Já adicionei na Marcha dos Pinguins e coloquei no meu Google Reader tb. Vi que as meninas estão chegando em 2 semanas, tá animado!? Espero que esteja tudo bem por ai.. O Rafa manda "oi" e disse que manda mais noticias via Facebook. Beijos para vcs Dani

    ResponderExcluir
  10. Jorge parabéns pelo post, é de extrema ajuda para nós também! obrigado pela dica valiosa.

    ResponderExcluir
  11. Oi Jorge,

    Valeu pela dica! Cada país uma cultura, temos que nos adaptar :)

    Obrigada,
    Abs

    ResponderExcluir
  12. Oi Jorge, ótimo post!!! Gelei com a história do cartão, mas o que o seu amigo explicou até que faz sentido...
    Abraço e aproveite o Brasil!!
    Pati

    ResponderExcluir
  13. Great post, thanks so much for sharing!!
    I'm following you now and I'm adding a link to your blog.
    À bientôt,
    Eddie A.S.A.P.

    ResponderExcluir
  14. Fala Jorge!!

    Sempre com post pertinentes! e nesse caso idem!

    Vou fazer uma pergunta ''boba''.
    Em relação ao pagamento minimo do cartao de credito. Expemplo: se gastei 100 pilas e pgto minimo for 10, entao pago 10 e deixo o restante p pagar depois? nesse caso começa a gerar juros sobre esses 90 q devo, certo? quando devo pagar esses 90 que devo? logo depois do pgto minimo ou deixar p proxima fatura?
    pergunto isso pq até hj, sempre controlei bem meus gastos e nunca paguei parcialmente, somente integral...entao nao tenho noção de como funciona pagar parcialmente.

    Merci

    Ren

    ResponderExcluir
  15. Opa Ren...

    Cara, essa tb foi a primeira vez na minha vida que eu não paguei o valor total da minha fatura de cartão de crédito. Sim, vc pagará os juros sobre os 90 e deve pagar qdo for fechada a próxima fatura.

    Abraço!

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  16. EU NÃO ACREDITO QUE VOCÊS NÃO SABEM QUE SE PAGAR SÓ O MÍNIMO DEPOIS TEM JUROS NO RESTANTE... ou vocês acham que alguem, ou a operadora do cartão pagaria????? genios mesmo!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Anônimo... Foi isso que respondi ao Ren. Perguntar não mata ninguém... Os juros são como os do Brasil, mas não tão alto, ou seja, cada banco tem sua taxa de sujos.

    Abraço!!

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  18. Tks Uvo! caramba, entao vou gastar valor minimo mesmo na primeira vez!!!rsrs

    Anonimo, pelo jeito tolerancia zero eh como vc!rsrs entao vai uma frase ai:

    "Aquele que pergunta, pode ser um tolo por cinco minutos. Aquele que deixa de perguntar,
    será um tolo para o resto da vida."
    (Provérbio chinês).

    Abs!

    Ren

    ResponderExcluir
  19. Oiê,

    Cheguei no seu blog hoje através do seu comentário no Partiu Montreal.

    Muito interessante essa informação. Com relação ao limite alto sempre achei uma bobagem essa história e fiquei super feliz com o meu limite do HSBC Premier. Agora essa de pagar o mínimo realmente é a 1a vez que eu ouço falar.

    Agora que já tenho o cartão há uns 4 meses, será que ainda vale à pena fazer isso uma vez? Ou quando vier o próximo cartão que eu solicitar.

    Se souber me fale.

    Abs,

    http://dofornoparaofreezer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu... Pela lógica acho que funciona sim mesmo depois de 4 meses, se é que o seu banco já não mandou seu NAS para as agencias.

    Qto ao próximo cartão, aí creio que não faz sentido.

    Abraço!!

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  21. Jorge,
    Excelente dica, vou passar para o maridão.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. Nossa, muito bom o post. Agora tenho dúvida sobre qual a melhor opção de banco para abrir a conta... Até agora só vi posts de pessoas abrindo no HSBC e no Desjardins (já que eu pretendo ir pra Montréal). Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.