Track dos tempos

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sair do Canadá sem o Cartão de Residente Permanente

Galera, todo mundo sabe que eu entrei no Canadá como residente permanente no dia 27 de julho e logo no dia 2 de setembro eu sai do Canadá sem o cartão de residente permanente pq eu ainda não o tinha recebido. Ultimamente está demorando de 6 a 8 semanas para chegar o cartão de residente permanente. O problema é que sempre que um residente permanente sai do Canadá ele precisa do cartão de residente para poder entrar de volta.

Bom, muita gente me dizia alguém teria que enviar o cartão para mim no Brasil para eu poder entrar novamente, mas nisso eu via 3 problemas: 1) o cartão ser extraviado; 2) O cartão não chegar pra mim até o dia do meu retorno ao Canadá; 3) o custo é muito algo, já que a forma mais segura e mais barata que eu encontrei foi pela DHL por 85 dólares.

Pensando em meu retorno ao Canadá sem o cartão de residente permanente comecei a falar com as pessoas sobre quais opções eu teria.. Chegaram até a me dizer que existe um processo de + ou - 400 dólares e eu poderia retornar...

No final das contas eu fui falar diretamente com quem sabe do processo e contatei a Vivian no consulado. Ela me disse que tem um processo chamado "Travel Document" que é para qq residente permanente que sai do Canadá sem o cartão ou perdeu o cartão enquanto estava fora do Canadá.

O processo é muitíssimo simples e super rápido. Eu só tenho que preencher o formulário IMM5524 e enviar para o consulado junto com uma foto 3x4, cópia da pagassem de vinda para o Brasil, cópia da passagem de volta para o Canadá, passaporte, cópia do Confirmation e 50 dólares canadenses em dinheiro trocado (ou depositar 85 reais na conta do consulado no HSBC). O processo demora 2 dias úteis desde a entrega dos documentos até o visto ficar pronto. Aí a gente recebe um visto de residente permanente de entrada única. Todo o processo está descrito no link http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/travel.asp

Enfim, ontem eu peguei meu visto no consulado e agora já posso entrar novamente no Canadá, mesmo sem ter o cartão de residente permanente.

Dia 28 tamo lá!!!!!!

7 comentários:

  1. Oi Jorge, gostamos muito do encontro de ontem. Queria agradecer sua disposição em ajudar quem ainda está esperando o fim do processo.
    Obrigada mesmo e até domingo!
    Abs
    Liliana

    ResponderExcluir
  2. Oieeee Liliana... Foi um prazer compartilhar minha experiência com o pessoal, mas o melhor de tudo foi fazer novas amizades...

    Beijos!!

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a dica Jorge, espero nao precisar usar masss eh bom saber que tem essa opção, show! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jorge!

    Muito obrigada por doar um pouco do seu tempo pra reunir aquele pessoal todo e falar um pouco sobre sua experiência no Canadá.
    Tudo de melhor pra você e sua família.

    Abs.

    Aline

    ResponderExcluir
  5. Jorge,

    Conheci você na oficina no Senac na segunda (20/9). Estava com minha esposa, duas filhinhas e um amigo. Foi realmente um prazer conhecê-lo.

    Um grande abraço,
    Marcio

    ResponderExcluir
  6. Olá Jorge e Loriane,
    Estou pensando em fazer o mesmo que vocês, landing no Canadá e voltar ao Brasil. Dei um pesquisada no processo deste "Travel Document" e vi que tem alguns requisitos para aprovação. Se trabalha em empresa Canadense, acompanhante de cidadão canadense, etc. Enfim, vocês deram alguma justificativa diferente destas para retornarem ao Brasil antes de receberem o PR card?
    Desde já agradeço pelo super help.
    Meu e-mail é:andreagcb@yahoo.com.br
    Andrea

    ResponderExcluir
  7. Olá Andrea... Não me foi pedida nenhuma justificativa. Simplesmente dei entrada no documento, com a taxa paga, e pronto.

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.