Track dos tempos

domingo, 29 de agosto de 2010

Quase tudo pronto pra mudança

Já está quase tudo pronto pra eu mudar pro ap novo... Já re-limpei o ap (eles me entregaram limpo, mas o padrão de limpeza canadense é um pouco diferente do brasileiro), já comprei algumas coisinhas como cadeira, berço pra Lara, travesseiros, furadeira, TV, impressora, panelas, copos, etc...

Ontem gastei o dia no ap terminando de limpar e montando as coisas. É impressionante... Aqui no Canadá vc compra tudo desmontado, até cadeiras e mesas, pelo menos na IKEA, no Walmart e no Canadian Tire. Aí ou vc mesmo monta ou paga pra loja montar... Até mesmo os próprios canadenses fazem as montagens eles mesmo (viu só, não é mão de vaquice de imigrante).  Eles não costumam pagar nem mesmo pra entregar. Normalmente os quebecoises alugam um caminhãozinho e retiram o produto (até mudança eles mesmo fazem). Inclusive a IKEA tem uma coisa que eles chamam de auto-livraison (auto-entrega), que vc paga 30 dólares e pega um caminhãozinho deles, vc mesmo dirigindo, e leva as coisas pra casa. É um caminhãozinho que quem tem habilitação classe 5 (categoria B do Brasil) pode dirigir.

Hj, logo às 8 da matina, eu já saí de casa. Fui lá em Brossard, que fica em South Shore do outro lado do rio, pra ver um berço pra comprar. Eu vi o anúncio no Kijiji e mandei um e-mail. Ela é uma senhora estava vendendo o berço bem baratiiiiin, e ele só foi usado 20 dias pq a filha dela veio pra cá com o neto, só ficaram 20 dias e foram embora. Como a próxima vez q o neto vier ele já vai estar maior não vai precisar do berço mais. E pra Lara está ótimo pq é novinho e logo logo a Lara tb não vai mais usar o berço assim já troco por uma caminha sem perder muita grana. Aí tive 2 problemas:
  1. saí de casa e esqueci me cartão OPUS (cartão pra pegar ônibus, metrô e trem mensal) e só fui descobri isso qdo já estava no terminal Centre-Ville de Montreal pra pegar o ônibus pra Brossard, mas nisso eu já tinha pego trem e como não apareceu fiscal no trem pra me pedir a passagem então eu nem senti falta do cartão (no trem não tem catraca. A gente mostra o cartão qdo o fiscal pede já dentro do trem). Puuuuutz, tive que pagar todas as outras passagens. Foram $14,75 e isso pq em Montreal eu só paguei uma passagem já que o ticket vale pra 120 minutos, e o trem eu não paguei. Em Brossard não tem essa. Cada ônibus de lá paga se não tiver o OPUS. E paga bem. Tive que pegar 2 pra ir e 2 pra voltar. São 3 doletas pra cada busão!!!! kkkkkkk... O berço inflacionou, mas mesmo assim ainda saiu barato;
  2. o problema 2 é que eu voltei pra casa só com o colchão... huahuahauhauahu... Eu não levei ferramenta pra desmontar o berço, e mesmo que eu desmontasse iria se duro carregar tudo sozinho. Mas amanhã vou voltar lá e dessa vez vou levar as ferramentas e meu super amigo Victor pra ajudar a carregar...
Por falar em Victor, coitado do Victor e da Dani... Outro dia os 2 me ajudaram a trazer várias coisas do Walmart pra ap novo... Escravizei mesmo..... Zueira heim Victor!!!!

Bom, pra finalizar é isso... Já está quase tudo pronto pra mudar... Eu até já poderia ter mudado mas lá no ap novo ainda não tem internet, e o wireless não chega até lá... Inclusive depois que eu mudar vou ter que trabalhar dia 1 no escritório da HP pq ainda vou estar sem internet. Como no dia 2 eu volto pro Brasil, então só vou assinar internet e TV a cabo qdo eu voltar pra Montreal, no fim de setembro.

Abraço!!!!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vídeo do ap novo

Como prometido, estou postando o vídeo do ap novo que vamos morar. Vcs verão no vídeo que o ap é bem grande e eu mostro tb a visão da janela, então dá pra ver que o bairro é muito tranquilo.

Olha aí o vídeo...


O ap já está limpo e pronto pra mudar. Essa semana já vou comprar umas coisinhas, como berço pra Lara, cama e colchão, TV, som, utensílios pra cozinha, etc...  e tb já vou levar algumas coisas que já dá pra levar... O restante vou deixar pra comprar qdo a Lori chegar pq vcs sabem como é mulher né??? Vai que eu compro algo que ela não gosta... rsrsrsrsrsrsrs

Ah, só pra avisar a quem interessar: no momento tem mais um ap disponível aqui no prédio. É em cima do meu e exatamente igual. Por ser 1 andar acima o aluguel é 20 dólares mais caro. Sai por 995.00 com tudo incluso, exceto energia elétrica.

domingo, 22 de agosto de 2010

FDS em Ottawa

Esse fds fui conhecer Ottawa, que fica na província de Ontário. São + ou - 2 horas de ônibus de Montreal até Ottawa. Na viagem eu aproveitei pra fazer uns tests-drives no Jetta e no Tiguan da Volkswagen com o Serge, que é o namorado a Elisandra e trabalha numa concessionária da VW em Ottawa.

Depois fui almoçar com a Thereza e o Marido dela. A Thereza trabalhava comigo na HP Brasil e ela veio para o Canadá pelo processo federal após ter casado. Já faz uns 2 anos. O marido dela é canadense e eles moram em Ottawa mesmo. Ela conseguiu uma vaga na HP de Ottawa e continua trabalhando na HP.

Ainda tentei um encontro com a Pati e o marido dela, mas ela deve um imprevisto e não pode confirmar, então fica pra próxima vez.

Bom, depois de tudo isso ainda fiz um tour pela cidade de Ottawa. O tempo estava meio feio, chovia, parava, chovia, parava, chovia, parava... Foi o fds inteiro assim!!!!

Olha aí umas fotos da cidade...
Market de Ottawa
Canal que no inverno congela e vira uma pista gigante de patinação
Parlamento
Cidade de Guatineau, vista de Ottawa
Bem, no geral a cidade é muito tranquila, até pacata demais pro meu gosto, mas é muito bonita, tem bastante museus, e muitos prédios do governo federal por ser a capital canadenses. Na verdade eu acho que eu não moraria lá pois tenho um ritmo acelerado, talvez ainda seja efeito da vida paulistana, e a cidade não tem muitas coisas pra se fazer. Mas para quem gosta de tranquilidade é uma ótima opção.

Abraços e até o próximo post...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As chaves do novo ap na mão

eeeeeeeee... ontem peguei as chaves do novo ap... Ainda está no finzinho da reforminha do banheiro, mas o resto já está tudo pronto. Hj deve terminar a reforma e amanhã vai uma mulher pra limpar... Limpar!?!?!?!? É isso mesmo... Normalmente aqui em Montreal qdo a gente aluga um ap ele vem bem porco e o pessoal gasta uns 2 ou 3 dias fazendo uma limpeza pesada, mas aqui no prédio eles me entregam o ap reformado e limpinho.

Depois da limpeza eu faço um vídeo e coloco aqui no blog.

Agora é correr pra comprar pelo menos o básico (exceto fogão e geladeira que já está incluso) antes de vim com a Lara.

Abraço!!!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FDS com xurras na Ville de Quebec

Esse fds foi show... Fui pra cidade de Quebec pra encontrar alguns amigos do processo de imigração e já aproveitamos pra fazer um xurras bem brasileiros.

Na sexta o Danilo, o Regis e a Mel vieram de carro pra Montreal comprar carnes com os cortes Brasileiros e eu aproveitei e voltei a noite com eles pra Quebec. Compramos picanha, alcatra, linguiça e frango. Só não achamos coraçãozinho.... E olha que o kg da picanha saiu 14 dólares, que não é caro, e era picanha de verdade. Compramos lá no Amir, na Rue Roy, travessa da blvd.St-Laurent. Tb tem picanha no St-Viateur mas na sexta estava em falta. Ah, picanha em francês é Culette de Boeuf.

Bom, no Quebec eu fiquei no alojamento da Université Laval... É meio barato, 40 doletas, e é um quarto só pra mim. Lá tb tem quartos pra família, casal, grupos, etc... Muito bom pra quem quer privacidade e não precisa de muito conforto.

Bom, no sábado fez calor, sol, ótimo dia para um xurras mesmo... Então lá fomos nós!!!! Parecia mesmo xurras no Brasil... Nossa, a picanha estava deliciosa... maciiiiiiia.... saborosa.... huuuuuuummmmmm!!!!!! Olha aí uma fotinha da churrasqueira...
Linguiça de porco e picanha na grelha
Bom, no xurras conheci uma galera. Tinha brasileiros, canadenses, russo e peruano.

A noite pegamos uma baladinha básica. Pra balada fomos eu, Danilo (carioca), Regis (campineiro), Mel (brasiliense), Camily (quebecoise) e Sergio (francês). Olha aí uma foto nossa na balada.
Danilo, eu, Camily e Regis
Camily, Regis e Danilo
Sergio e Mel
No domingo eu aproveitei pra conhecer a cidade de Quebec. O Danilo e o Regis foram meus guias turísticos. Em 1 dia deu pra conhecer quase toda a cidade e ainda fomos pra Levis, que é a cidade do outro lado do rio, pra tomar o melhor sorvete da região. Aqui tem umas fotos de Quebec.
A cidade de Quebec é legalzinha, bonita e bem tranquila, mas eu não sei que eu gostaria de morar lá pois já gosto um pouco mais de agitação. Tb teria a questão de emprego, como a cidade de Quebec é a capital da província do Quebec então a maioria do empregos são empregos públicos, ou relacionados os governo.

No fim do dia peguei o busão e vim embora pra Montreal... 2:45hs de viagem...

Valeu Danilo e Regis, e todos que conheci no Quebec... Fds foi show mesmo... Já temos que marcar o próximo xurras...

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Metrô e Trem de Montreal

Galera,

Eu tenho sempre dito que o trem de Montreal é beeeeeem melhor que o metrô e o pessoal me pergunta "É melhor em quê?"

Bom, o trem é mais confortável, tem ar condicionado, nunca é cheio, tem maleiro, assento estofado, é rápido, tem menos estações assim chega mais rápido no destino e não fica balançando.

As desvantagens são o preço que é um pouquinho mais caro, 9 dólares a mais por mês, o tempo entre um trem e outro é mais demorado, é de 1 em 1 hora fora do horário de pico e 30 em 30 minutos no horário de pico, mas eu já sei os horários dos trens então não fico lá na estação esperando, e por fim tem poucas estações, mas pra minha sorte tem uma bem em frente meu prédio.

De casa até o centro de Montreal eu levo exatamente 6 minutos. De ônibus e metrô eu gasto, no mínimo, 40 minutos.

Aqui tem 2 vídeos bem curtos que eu fiz. Um do metrô e outro do trem, assim dá pra comparar...

Primeiro o vídeo do metrô...

Agora o vídeo do trem...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ganhando 10 mil por mês, ainda iriam para o Canadá???

Ganhando 10 mil por mês, ainda iriam para o Canadá???

Esse é o título de um tópico muito bom na comunidade do Quebec no Orkut. Eu achei interessante colocar aqui pq tem a opinião de muita gente que já está aqui, ou que está pra vim. A maioria tem a mesma opinião que eu, e como eu disse no tópico, o Canadá não é pra ficar rico pq vc vai trabalhar como no Brasil e ganhar dinheiro como no Brasil, ou até menos, mas a qualidade de vida será muito superior.

Vale a pena dar uma lida nos posts do tópico. O link é:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=834601&tid=5502686471574118232&start=1

Acho que esse tópico pode ajudar muita gente que ainda está indecisa a se decidir se emigra para o Canadá ou não.

Abraço!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Mexicana pede Concordata

A Mexicana pediu concordata e talvez eu me ferrei!!!!!!!!!!!!!!!!

A partir de hj eles suspenderam vários voos internacionais. Entre eles estão os voos de São Paulo e de Montreal. A lista dos voos suspensos pode ser acessada aqui.

Eu vou pro Brasil dia 02/09 de Air Canada, mas volto pra Montreal dia 28/09 de Mexicana. Eu comprei minha passagem pela Decolar.com e acabei de ligar lá pra saber do voo. Eles me informaram que até agora o voo está confirmado. Mas como pode estar confirmado se a Mexicana suspendeu o voo?? A Decolar não soube me responder isso e só diz que no sistema ainda está como confirmado.

Vou ficar esperto e acompanhando o caso. Vou continuar ligando na Decolar diariamente pra saber como vai ficar, senão já vou ter que correr para o plano B, comprar outra passagem e mandar o cartão cancelar os pagamentos, já que comprei parcelado.

Agora uma pergunta: Tem alguém vindo pra Montreal de Mexicana a partir de hj? Pode relatar a experiência??

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Contrato anual de aluguel assinado

Boa notícia. Hj eu assinei o contrato de aluguel pra 1 ano. Vai ser aqui no mesmo prédio que já estou morando. É um ap 4 1/2 mas com tamanho de 5 1/2. Tem 2 quartos grandes, uma sala gigaaaante, que dá pra dividir em 4 ambientes (estar, jantar, escritório e brinquedoteca pra Lara), cozinha, banheiro e terraço. Fica no terceiro andar do prédio. Meu contrato começa no dia 1 de setembro e agora o ap está passando por reforma, mas a reforma acaba até o dia 15 desse mês que aí já posso me mudar , mesmo que meu contrato só comece em setembro. Muito boa notícia!!!!! Se quiser posso pagar um extra e ter um vaga na garagem no sub-solo. No aluguel já está tudo incluso, exceto energia elétrica. Dos eletrodomésticos tem fogão, geladeira e exaustor. Móveis não tem nenhum.

E no meio de tudo isso hj eu tive um sustinho... rsrsrsrsrsrs... Eu estava atravessando uma rua aqui perto de casa e o farol de pedestre estava vermelho pra mim, mas como não vinha carro eu resolvi atravessar a rua mesmo assim. Pra que???? A polícia me viu atravessando a rua e veio atrás de mim com sirene ligada e tudo.... Ai o policial disse que eu passei num farol vermelho de pedestre e queria que eu pagasse uma multa... CARACA!!!!!!!!!! Eu fingi que não entendia nada (vantagem de ser imigrante) e ele começou e me dar mó sermão, tudo em francês... Na verdade eu entendi quase tudo que ele falava, entendi que eu tinha q pagar uma multa e ele queria meus documentos. Mas depois ele achou q eu era turista e veio com o sermão e deixou a multa e documentos pra lá. Ufa!!!!! Ele disse que em Montreal o pedestre não pode atravessar fora das demarcações de pedestres (faixa de pedestres), nem andar pela rua, só na calçada, e não pode passar no farol vermelho de pedestre. Muito diferente do que eu estava acostumando no Brasil!!!!!

Abraços e até o próximo post!!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

1 semana de Montreal

Hj fiz uma semana de Canadá e o presente que recebi do governo canadense foi a chegada de minha primeira correspondência no Canadá, e nela estava o meu cartão da seguridade social... Já estou me tornando alguém no Canadá... uhuuuuu!!!!

Bom, nessa uma semana já deu pra sentir um pouco o que é morar no Canadá. Como eu sempre disse, tem pontos fortes (segurança, estabilidade econômica, qualidade de vida, etc) e tem alguns pontos fracos (calor ao extremo, frio ao extremo, distância de família e amigos do Brasil, etc).

Qdo a gente chega aqui a primeira coisa q se repara é nas pessoas. Aqui ninguém liga pra ninguém. É verão e a mulherada usa shortinhos e mini-saia à vontade e ninguém fica olhando ou mexendo com elas. Se quiserem podem até sair peladas... Se fosse no Brasil já estariam correndo risco, né? O povo se veste como quer. Logo no segundo dia tinha um cara no metrô aparentando uns 25 anos, todo de terno e gravata, maaaaaaas no pé ele calçava uma papete ridícula!!!!!!!!!!!! Outro caso, no dia seguinte, foi um cara na rua de camisa social, gravata, coletinho, bermuda e sapato sem meia... Depois eu até vi outros caso mas já não é mais novidade e a gente nem repara mais. É como a mulherada (Lori, não precisa ficar brava não... hehehehe), no primeiro dia eu nem sabia pra onde olhar. Queria olhar pra todos os lados ao mesmo tempo. No segundo dia olhava uma ou outra. No terceiro dia já não tinha mais graça ficar olhando. huahauhauhau...

Em relação ao idioma, dá pra se virar bem em Montreal com o francês do nível intermediário do SENAC ou da Aliança francesa. Já no interior dizem que é mais difícil devido ao sotaque. Em Montreal tb tá pra viver com o inglês. Praticamente todo mundo fala os 2 idiomas. Mas uma coisa é certa, qto mais alto o nível de francês é melhor pra arrumar emprego. Por isso, quem está imigrando pro Quebéc, o melhor investimento que se faz ainda no Brasil é estudar francês. Minha dica é estude o máximo que puder de francês antes de sair do Brasil e com certeza irá achar emprego mais rapidamente, irá se virá muito mais facilmente pela cidade, e a adaptação será mais tranquila.

Outra coisa, e que eu acho muito legal, é a diversidade de Montreal. Aqui mora gente do mundo todo. Eu já conheci brasileiros, canadenses, indianos, franceses, turcos, argentinos, chineses, haitiano, mexicano, coreanos e hj conheci um cara da Costa do Marfim, que trabalha na HP. No metrô e no ônibus vc ouve todos os idiomas juntos.

Uma coisa negativa aqui é que eles não tem muita estrutura para a época de calor. Muitos lugares não tem ar condicionado, e semana passada teve dia com 32 graus com sensação térmica de 42. No metrô e no ônibus a gente ferve. Ainda bem que não são lotados senão seria muito pior. O único transporte público com ar condicionado é o trem. Até mesmo a agencia do HSBC do cartier chinois (bairro chinês) não tem ar condicionado e eu suei lá dentro pra desbloquear meu cartão num dia que fazia 30 graus. Acho que isso tudo é pq eles se preparam tanto para o inverno e esquecem do verão.

Em relação aos documentos eu já fiz praticamente todos. Só falta a permissão para dirigir e carteirinha de saúde. Ainda essa semana devo já correr atrás das 2. Em todos os pontos que tive que ir pra fazer os documentos eu fui super bem atendido... Nem tenho do que me queixar. Depois vou fazer um post com os processos pra fazer os documentos e os endereços.

Ah, no fim de semana fiz um passeio bem turista, e fui dar um rolê na parte velha da cidade.

Bem, essa é minha curta análise de uma semana. É claro que minha experiência ainda é pouca, mas acho que já dá par ao pessoal ter uma noção, principalmente os novos imigrantes que virão logo.

Continuem acompanhando....

Abraço!!!!

Vídeo do bairro que estou morando

Galera,

Um monte de gente tem me perguntado como é o bairro que estou morando aqui em Montreal. Bom, é um bairro bem residencial mesmo, com muito pouco prédio e muitas casas, a maioria são casas de alto padrão. Tb tem muitos parques, praças e play-grounds. É um local ótimo para família, principalmente com filhos. Tem uma escola muuuuito boa e um clube ótimo. Estou a apenas um quarteirão da cidade Mont-Royal, que é uma das cidades mais ricas da região de Montreal.

Meu prédio está bem em frente a estação de trem Canora, e dessa estação até a estação central de Montreal são 6 minutos. Ah, e o trem é muitíssimo melhor que o metrô. Há 100 metros do prédio está a Jean-Talon Avenue, que passa o ônibus 92. Se pegá-lo para o lado leste chega em 10 minutos na estação Parc do metrô. Se for para oeste são 10 minutos para a estação Namur do metrô. Andando 10 minutos chega no centrinho de Mont-Royal, onde tem bancos, lojas de conveniência, farmácia, e alguns outros serviços.

Fiz um vídeo de 3 minutos da entrada do bairro até o prédio. Olha aí...