Track dos tempos

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nossa entrevista

Nossa preparação pra entrevista começou com o aulas particulares com a professora Miriam em maio/2009. Ela é uma ótima professora mas como nós precisávamos de um avanço rápido para fazer a entrevista ainda em 2009 só fizemos 2 meses de aula com ela, 1 vez por semana e tivemos que mudar para a École Saint Paul devido a falta de disponibilidade da Miriam para todos os dias e o custo seria muito alto para fazer aulas todos os dias com professora particular. Como a Lara nasceu em julho só pudemos iniciar na École Saint Paul em agosto. A escola é ótima, claro que depende muito do professor. Nossa professora foi a Dina e gostamos muito dela. O curso era intensivo mesmo, com aulas 4x por semana, 3 horas por dia, aí dá pra fazer 50 horas por mês e em 3 meses já estávamos com as 150 horas mínimas exigidas para a imigração.

Bom, nós enviamos a documentação para BIQ dia 07/10/2009, a primeira carta do BIQ chegou já no dia 15/10 dizendo que nosso dossiê tinha sido recebido, e no fim do dia 27/10 chegou por e-mail a convocação para entrevista. Entrevista marcada para o dia 08/12 as 9hs da manhã. Muito rápido né? Tão rápido que a maioria do pessoal recebe 3 comunicados do BIQ e nós só recebemos 2 (recebimento do dossiê e convocação).

No dia da entrevista meu pai e minha madrasta dormiram em casa pra poder cuidar da Lara enquanto estávamos na entrevista. Acordamos 5:30hs e estava mó chuva. Foi justamente o dia que deu um diluvio em São Paulo e a cidade parou. Saímos de casa as 6:30hs e no rádio dizia que já tinha mais de 30 pontos de alagamento pela cidade. Para nossa sorte não encontramos nenhum alagamento entre nossa casa no Cambuci e o BIQ no Brooklin. Chegamos lá as 7:20hs e não pudemos subir pois ainda não tinha ninguém no escritório, então fomos numa lanchonete lá do lado pra comer alguma coisa.

Eu estava bem tranquilo pra entrevista, mas a Lori estava um pouco nervosa. Eu fiquei tranquilo pq penso q se fui convocado para a entrevista é pq já estou pré-selecionado como imigrante e a entrevista somente irá testar meu nível de francês, verificar as documentações e ver minha motivação para imigrar. O Québec não iria gastar tempo e dinheiro para entrevistar alguém que eles sabem que a chance de reprovação é alta. Se eu fiz tudo certinho e não menti em nada daria tudo certo.

As 9hs subimos para o BIQ e o M.Daniel LeBlanc já estava lá nos esperando para nos entrevistar. Logo que ele nos cumprimentou já comentou da chuva e que achava q aquele dia seria um dia com muitos atrasos. Então entramos na sala e eu tirei da mala várias pastas com tudo q é documentos, diplomas, certificados, etc. Ele começou por mim e foi logo pedindo minha certidão da nascimento, passaporte, diplomas e históricos escolares e carteira de trabalho. Depois ele pediu os mesmos documentos para a Lori e eu tb aproveitei de dei o passaporte e certidão de nascimento da Lara. Então ele perguntou o que nos motivava a imigrar para o Quebec. Depois ele começou a falar do mercado de trabalho no Quebec e perguntou se a gente já tinha um plano de trabalho, nisso eu saquei das pastas 4 opções de emprego em Montreal, isso seria o plano A, B, C e D e ele gostou muito. A Lori tb mostrou as 4 opções dela. Essas 4 opções de trabalho foi uma dica do Odair, Ricardo e Ana Paula, e Victor e Dani. Eles estudavam comigo e já tinha passado pela entrevista com o M.LeBlanc há algumas semanas atrás. Depois ele começou a dizer o que o mercado de trabalho quebecois busca e o que falta em nós. Para mim estava tudo ok e para o Lori só precisava melhorar o nível de conhecimento do francês. Depois ele saiu da sala e voltou após uns 2 minutos com uma pilha do guia "Apprendre le Québec", nos deu um deles, deu mais uns folhetos com instruções para o FEL e o reembolso do curso de francês e por fim nos deu 2 vias do CSQ. Ele nos explicou que 1 via era para o consulado na parte federal e outra via tínhamos que guardar pq deverá ser apresentada no primeiro desembarque no Québec. Então ele se despediu e a entrevista acabou.

Em resumo a entrevista foi bem tranquila, o M.LeBlanc foi muito simpático. No total a entrevista durou uns 50 minutos e eu pude compreender 100% do que ele falou e fui compreendido em 100% tb.

Como já tínhamos toda a documentação pronta lá com a gente, só faltava o CSQ, já fomos logo na sequencia dar entrada na parte federal do processo pessoalmente no consulado, que fica no CENU, + ou - 200 metros do BIQ. No próximo post vou detalhar um pouco nossa parte federal.

A dica que eu deixo é estude o francês, leve todo e qq documento possível e faça um plano de trabalho para apresentar. Acho que não precisa muito mais que isso.

Bonne chance aos que ainda vão passar pela entrevista.

2 comentários:

  1. caramba jorge, processo mais rapido que já vi! mto bacana sua forma de escrever direta... parabens pelo blog ae! To lendo os outros posts até chegar ao mais novo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Aeeee Lipee... Valeu!!!! Espero que meu blog seja útil pra vc... Se tiver sugestões é só falar....

    Abraço!!!

    Jorge Uvo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.