Track dos tempos

domingo, 11 de abril de 2010

O processo de Imigração

Muita gente me pergunta como é o processo de imigração, então resolvi colocar aqui um resumo das etapas do processo e em outros posts vou colocando como foi nossa experiência em cada etapa.

O melhor caminho para se começar o processo de imigração é assistir uma palestra do BIQ (Bureau d'Immigration du Québec). Eles sempre fazem palestras nas principais cidades brasileiras. É só entrar no site deles e lá tem uma lista com os locais e horários das palestras.

Depois da palestra vc poderá fazer um teste online para saber se vc tem a pontuação mínima para ser aceito como imigrante pelo Quebec. Então terá q preencher os formulários necessários, juntar cópias dos documentos exigidos, e enviar para o BIQ. Após um tempo o BIQ irá marcar uma entrevista em francês. Essa entrevista serve para comprovar seu nível de conhecimento de francês, além de conferir os documentos originais das cópias que foram enviadas anteriormente, e saber se o candidato está motivado para o imigração. No final da entrevista o candidato já saberá se passou ou não. Se passou, irá receber 2 vias de um certificado chamado de CSQ (Certificat de Sélection du Québec), que 1 via deverá ser enviada para o consulado, e a outra é necessário apresentar no Quebec no primeiro desembarque. Depois que vc recebe o CSQ já está praticamente certo a aceitação como imigrante. A gente só não será aceitos se não passar nos exames médicos, ou se tiver algum antecedente criminal.

Com o CSQ em mãos é hora de começar a parte federal do processo. Tb é necessário preencher uns formulários, pagar a taxa, anexar mais cópias de documentos, fotos e antecedentes criminais, e enviar tudo para o Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Após um período o consulado irá solicitar alguns exames médicos e se estiver tudo OK vem a solicitação do passaporte para emissão do visto.

O processo todo normalmente não dura mais que 1 ano, e o imigrante tem 1 ano para imigrar a partir da data dos exames médicos.

Bom, resumidamente é isso... Depois vou detalhar um pouco cada etapa nos próximos posts.

Só para situar nosso momento no processo, hj estamos esperando as solicitações para o exames médicos. Dá uma ansiedade!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.