Track dos tempos

terça-feira, 3 de agosto de 2010

1 semana de Montreal

Hj fiz uma semana de Canadá e o presente que recebi do governo canadense foi a chegada de minha primeira correspondência no Canadá, e nela estava o meu cartão da seguridade social... Já estou me tornando alguém no Canadá... uhuuuuu!!!!

Bom, nessa uma semana já deu pra sentir um pouco o que é morar no Canadá. Como eu sempre disse, tem pontos fortes (segurança, estabilidade econômica, qualidade de vida, etc) e tem alguns pontos fracos (calor ao extremo, frio ao extremo, distância de família e amigos do Brasil, etc).

Qdo a gente chega aqui a primeira coisa q se repara é nas pessoas. Aqui ninguém liga pra ninguém. É verão e a mulherada usa shortinhos e mini-saia à vontade e ninguém fica olhando ou mexendo com elas. Se quiserem podem até sair peladas... Se fosse no Brasil já estariam correndo risco, né? O povo se veste como quer. Logo no segundo dia tinha um cara no metrô aparentando uns 25 anos, todo de terno e gravata, maaaaaaas no pé ele calçava uma papete ridícula!!!!!!!!!!!! Outro caso, no dia seguinte, foi um cara na rua de camisa social, gravata, coletinho, bermuda e sapato sem meia... Depois eu até vi outros caso mas já não é mais novidade e a gente nem repara mais. É como a mulherada (Lori, não precisa ficar brava não... hehehehe), no primeiro dia eu nem sabia pra onde olhar. Queria olhar pra todos os lados ao mesmo tempo. No segundo dia olhava uma ou outra. No terceiro dia já não tinha mais graça ficar olhando. huahauhauhau...

Em relação ao idioma, dá pra se virar bem em Montreal com o francês do nível intermediário do SENAC ou da Aliança francesa. Já no interior dizem que é mais difícil devido ao sotaque. Em Montreal tb tá pra viver com o inglês. Praticamente todo mundo fala os 2 idiomas. Mas uma coisa é certa, qto mais alto o nível de francês é melhor pra arrumar emprego. Por isso, quem está imigrando pro Quebéc, o melhor investimento que se faz ainda no Brasil é estudar francês. Minha dica é estude o máximo que puder de francês antes de sair do Brasil e com certeza irá achar emprego mais rapidamente, irá se virá muito mais facilmente pela cidade, e a adaptação será mais tranquila.

Outra coisa, e que eu acho muito legal, é a diversidade de Montreal. Aqui mora gente do mundo todo. Eu já conheci brasileiros, canadenses, indianos, franceses, turcos, argentinos, chineses, haitiano, mexicano, coreanos e hj conheci um cara da Costa do Marfim, que trabalha na HP. No metrô e no ônibus vc ouve todos os idiomas juntos.

Uma coisa negativa aqui é que eles não tem muita estrutura para a época de calor. Muitos lugares não tem ar condicionado, e semana passada teve dia com 32 graus com sensação térmica de 42. No metrô e no ônibus a gente ferve. Ainda bem que não são lotados senão seria muito pior. O único transporte público com ar condicionado é o trem. Até mesmo a agencia do HSBC do cartier chinois (bairro chinês) não tem ar condicionado e eu suei lá dentro pra desbloquear meu cartão num dia que fazia 30 graus. Acho que isso tudo é pq eles se preparam tanto para o inverno e esquecem do verão.

Em relação aos documentos eu já fiz praticamente todos. Só falta a permissão para dirigir e carteirinha de saúde. Ainda essa semana devo já correr atrás das 2. Em todos os pontos que tive que ir pra fazer os documentos eu fui super bem atendido... Nem tenho do que me queixar. Depois vou fazer um post com os processos pra fazer os documentos e os endereços.

Ah, no fim de semana fiz um passeio bem turista, e fui dar um rolê na parte velha da cidade.

Bem, essa é minha curta análise de uma semana. É claro que minha experiência ainda é pouca, mas acho que já dá par ao pessoal ter uma noção, principalmente os novos imigrantes que virão logo.

Continuem acompanhando....

Abraço!!!!

Um comentário:

  1. Ola Jorge,
    Como passa rápido, daqui a pouco já fez 1 ano e vocês nem irão perceber. O importante como vc disse é estar preparado para chegar, principalmente com o francês na ponta da língua.
    Com relação as saias curtas, shortinhos, e demais alegorias, deve ser muito diferente e engraçado ao mesmo tempo....rsrs !
    Mas é isso amigo, força, trabalho e fé !
    Estamos daqui sempre torcendo por vcs.
    Abraços,
    Carlos, Fernanda e Anna Luiza

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.