Track dos tempos

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nosso processo na parte federal

Depois de ser aprovados na entrevista e com o CSQ em mãos era hora de dar início na parte federal do processo. Pra isso é necessário os seguintes formulários:

    •    Guia Oficial com instruções para trabalhadores qualificados do Québec - É só um documento com as instruções de preenchimento e envio do processo e não é preciso enviar;
    •    Guia Oficial com instruções para trabalhadores qualificados - É só um documento com um check list e tb não é preciso enviar;
    •     Aplicação para Residente Permanente - Só deve ser preenchido pelo requerente principal;
    •    Anexo 1 para Aplicação para Residente Permanente - Todos que são maiores de 18 anos devem preencher;
    •    Informações Familiares Adicionais - Tb todos que são maiores de 18 anos devem preencher;
    •    Declaração da Intenção de Viver em Québec - Só deve ser preenchido pelo requerente principal;
    •    Declaração Oficial de União Estável - Somente para quem é casado ou tem uma união estável;

Tb é necessário anexar 6 fotos 3,5cm x 4,5cm, e copias dos documentos de todos que estão no processo de imigração. O documentos são:

    •    Via "Immigration" do CSQ;
    •    Cópia das páginas principais do passaporte;
    •    Cópia da certidão da nascimento;
    •    Cópia da certidão de casamento;
    •    Certidão de Antecedentes Criminais emitida pelos estados que já residimos;
    •    Certidão Negativa da Justiça Federal;
    •    Certidão Federal de Antecedentes Criminais;

Todas as cópias de documentos são cópias simples, sem qq autenticação ou tradução.

Nossas certidão criminais paulistas, federais e da justiça tiramos tudo pela internet. Sai na mesma hora e é de graça. Acima tem os links dos sites para emiti-las. A Lori precisou tb da certidão criminal do Paraná e essa só foi possível tirar lá no Paraná mesmo. Ela teve um custo e tb sai na mesma hora.

Como já tínhamos tudo pronto antes da entrevista, e levamos tudo no dia então só juntamos a via correta do CSQ e fomos para o CENU, onde fica o Consulado Geral do Canadá. O endereço correto do consulado é Av. das Nações Unidas, 12901 - 16º andar - São Paulo, SP - Brasil - CEP: 04578-000. Antes de entrar no consulado passamos no banco HSBC, que fica no Shopping D junto ao CENU, para pagar a taxa do processo federal. Os valores estão no site do CIC (Citizenship and Immigration Canada), mas é sempre bom dar uma ligada no telefone (11)5509-4343 para confirmar os valores devido a alterações cambiais. A conta corrente do consulado no HSBC é 00116-05 e a agencia 1888. No banco mesmo eu pedi para que a atendente me tirasse uma copia do comprovante do depósito para que eu pudesse ter algo que comprovasse o depósito, já que o comprovante original deve ser anexado junto ao dossiê.

Com o CSQ em mãos e a taxa paga agora não faltava mais nada para dar início a nossa etapa federal. Então subimos no consulado e tinha uma fila gigante, mas para nossa sorte havia um guichê exclusivo para pedidos de imigração e esse guichê não tinha ninguém na fila. A pessoa que nos atendeu já conferiu tudo que entregamos para ver se não faltaria nada e nos disse que o processo seria aberto naquele dia mesmo. QUE ÓTIMO!!!!

Bom, depois de alguns dias chegou uma carta do consulado em casa dizendo que nosso processo estava aberto e a data de abertura é realmente 08/12/2009. Nesta carta tb tinha um recibo do pagamento da taxa do processo, aquela mesma taxa que nós depositamos no HSBC. Tem tb o nosso numero do processo e com ele podemos consultar o status do processo no ECAS, no site do CIC.

Agora estamos na ansiedade da espera pelos pedidos dos exames médicos. Pelo andar da carruagem nossos exames médicos devem ser solicitados em maio, mas enquanto esperamos continuamos a estudar francês e fazendo mais pesquisas sobre o Canadá, Quebec e Montreal.
Bom, por enquanto é isso... Imagino que esse post vá ajudar algumas pessoas para juntar os formulários e documentos para a parte federal do processo.

Bonne Chance!

2 comentários:

  1. Olà Uvos! Parabens pelo blog!!! muito bom mesmo! simples e objetivo!!

    Tenho uma duvida, nao sei se vc poderia me ajudar...
    é sobre o formulario ( Aplicação para Residente Permanente - Só deve ser preenchido pelo requerente principal) - imm0008fgen. )
    Na pagina dois onde é preciso preencher dados dos familiares. No meu caso que sou solteiro, nao tenho esposa, nem filhos... o que devo fazer? devo colocar dados do meus pais??

    Obrigadao Uvos!

    Ren

    ResponderExcluir
  2. Não... Como vc não tem filhos nem esposa não é necessário preencher essa parte.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.