Track dos tempos

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Comemoração de torcida em Montreal

Neste link http://24hmontreal.canoe.ca/videos/?bcpid=40733368001&bclid=24503472001&bctid=84506512001 tem um vídeo que mostra a torcida do Canadien (time de hockey no gelo, de Montreal) comemorando após uma vitória sobre o Penguins pelos playoffs desse ano.

O que eu chamo a atenção é para um carinha sentado na calçada mexendo no notebook, alguns torcedores do time adversário passando pelo meio da torcida do Canadien, e também como a polícia é pacífica. É claro que sempre ocorre algo de errado, como por exemplo o cocô dos cavalos no chão e um torcedor sendo preso, sem agressão policial.

Imagina essa cena no Brasil... Já teriam quebrado tudo que é loja, os torcedores adversário seriam espancados, talvez até a morte, e a polícia descendo o pau e dando tiro de borracha em todo mundo, sem contar q já teriam levado o note do rapaz antes mesmo de tirar da mochila!!!!!!!!!!!!!!

domingo, 30 de maio de 2010

Data para iniciar o trabalho em Montreal

É gente... Muitos sabem que eu consegui uma transferência do meu emprego aqui no Brasil para o Canadá. Estou fazendo o processo todo por mim mesmo, mas logo no início do processo eu expus para o meu chefe o desejo de morar no Canadá. Ele perguntou se era isso mesmo que eu queria e se eu gostaria de continuar a trabalhar na HP. Eu disse SIM para as 2 perguntas (principalmente pq eu adoro trabalhar na HP) e então ele formalizou meu pedido de transferência. No Carnaval ele me deu a notícia que minha transferência tinha sido aprovada mas que eu teria que imigrar o mais rápido possível e minha data limite seria 31/10/2010 (último dia do ano fiscal da HP), o que mudou meu plano original que era imigrar em abril/2011, e tb disse que a HP não entraria como sponsor no meu processo pq ela não quer ter vínculo imigratório (só a transferência já está muuuuuuito bom).

Bom, eu tenho que manter a HP atualizada do status do meu processo de imigração, então com a chegada dos nossos pedidos de exames médicos nesta semana, eu avisei a HP e a empresa já marcou a minha data para começar a trabalhar como funcionário da HP Canadá. Será 2 de agosto de 2010. Agora o que eu estou vendo é a data eu vou embarcar. Como a HP me disponibilizou uma empresa de consultoria para me ajudar na busca por documentos canadenses creio que isso irá facilitar o início da minha vida no Canadá. Parece que essa consultoria tb me ajuda com outras coisas como busca por imóvel, garderie para a Larinha, escolas de francês para mim e para a Lori, mas isso tudo ainda tenho que confirmar essa semana como será. Qdo eu confirmar isso já vou marcar a data da viagem.

Então é isso... dia 2/08 já como funcionário da HP Canadá, devo estar obrigatoriamente em Montreal. A HP tem vários escritórios em Montreal, mas eu vou continuar trabalhando de casa (como hj em dia no Brasil), mas estarei lotado no escritório da 800 Boulevard René Lévesque, no centro de Montreal.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cidades com melhor qualidade de vida em 2010, da MERCER

Ontem a MERCER divulgou seu ranking de 2010. Esse ano a MERCER pesquisou 221 cidades em todo o mundo. Algumas cidades canadenses aparecem entre as TOP25. Os destaques são Vancoucer (4), Ottawa (14), Toronto (16) e Montreal (21). No topo da lista está Viena, na Áustria, seguida por Zurique, na Suíça e Genebra, tb na Suíça.

As análises são divididas em 10 categorias:

1) Ambiente político e social (estabilidade política, criminalidade, etc);
2) Ambiente econômico (serviços bancários, cambio, etc);
3) Ambiente sócio-cultural (censura, liberdade de expressão, etc);
4) Saúde e saneamento básico (serviços médicos, poluição, tratamento do lixo, tratamento do esgoto, etc);
5) Educação (qualidade do ensino, nível de alfabetização, etc);
6) Serviços públicos e transporte (transporte público, trânsito, serviços de energia, etc);
7) Recreação (teatros, cinemas, restaurantes, esportes, etc);
8) Consumo (veículos, alimentação, etc);
9) Moradia (qualidade das moradias, móveis e utensílios para casa, etc);
10) Ambiente natural (clima, desastres naturais, etc).

As 25 melhores cidades em qualidade de vida são:

  1. Viena (Áustria);
  2. Zurique (Suíça);
  3. Genebra (Suíça);
  4. Vancouver (Canadá);
  5. Auckland (Nova Zelândia);
  6. Dusseldorf (Alemanha);
  7. Frankfurt (Alemanha);
  8. Munique (Alemanha);
  9. Berna (Suíça);
  10. Sidney (Austrália);
  11. Copenhague (Dinamarca);
  12. Wellington (Nova Zelândia);
  13. Amsterdam (Holanda);
  14. Ottawa(Canadá);
  15. Bruxelas (Bélgica);
  16. Toronto (Canadá);
  17. Berlim (Alemanha);
  18. Melbourne (Austrália);
  19. Luxemburgo (Luxemburgo);
  20. Estocolmo (Suécia);
  21. Montreal (Canadá);
  22. Perth (Austrália);
  23. Hamburgo (Alemanha);
  24. Nurnburg (Alemanha);
  25. Oslo (Noruega).
NOTA: Nenhuma cidade brasileira está entre as 100 primeiras.

Para quem quiser ler a reportagem original (em inglês), e o ranking das 50 primeiras cidades, com suas notas, o link é http://www.mercer.com/qualityoflivingpr.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Entrega de antecedente e retirada dos pedidos de exames médicos

Eeeeeeeeeeeeee... Os pedidos dos exames médicos já estão em mãos...

O que aconteceu foi o seguinte: Todos lembram que a Lori teve que tirar um novo antecedente criminal do Paraná. Ela teria que ir lá no Paraná, mas a mãe dela tem uns contatos e conseguiu o antecedente sem q a Lori tivesse que ir pessoalmente (Santa Anita). Na semana passada mesmo minha sogra (Anita) enviou pelo correio e chegou na sexta-feira a tarde. Hj eu fui trabalhar no CENU e já entreguei o antecedente criminal dela pessoalmente para a Maura.

Na hora de entregar o antecedente eu já expliquei para a Maura que eu tinha recebido um e-mail dizendo que eu poderia antecipar meus exames médicos, por meu próprio risco caso meu dossiê não fosse aprovado, então eu já perguntei para ela se os pedidos estavam prontos e, se estivesse, se eu poderia retirá-los. Ela consultou no sistema e foi lá dentro... Voltou com um envelope pardo e... voilà... lá estavam os pedidos de exames médicos. Ela me entregou e mostrou tb a folha com as instruções. Até amanhã eu já devo ligar para o médico para marcar a consulta.

Abraço!!!!

domingo, 23 de maio de 2010

Montreal por fotos

Estou postando algumas fotos legais que tenho comigo. Não sei quem são os autores das fotos pq são fotos que eu venho pegando pela internet.

4 pés do parque René Lévesque.

Noite em Montreal

Autódromo de Montreal

Uma rua do bairro Outremont no outono

Dentro da Basílica de Notre Dame

 Biodomo

 Biosfera no inverno
 
Moradia típica de Montreal

 Cadetral de Notre Dame
 
Friiiiiiiioooo!!!!!!

 Neve no centro de Montreal
 
Limpeza da neve no bairro Le Plateau-Mont-Royal

 Campus principal da Universidade McGill
 
Ponte Jacques Cartier

Bares da Rue Crescent

Montreal vista do Mont-Royal

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ensino Brasil x Ensino Canadá

Há algum tempo eu já procurava algo na net que fizesse uma comparação entra o sistema de ensino no Brasil e no Canadá. Bom, não achei nada oficial que fale sobre isso, mas achei um texto muito bom do Carlos Luiz N.dos Santos, mas infelizmente eu não consegui contatá-lo. Se alguém souber como encontrá-lo por favor me avise.

Outra informação que é preciso ressaltar é que há um ótimo post sobre a estrutura do sistema de ensino no Québec no blog "Em Terras Estranhas"da Família Marcondes. O link direto do post é http://terrasestranhas.blogspot.com/2010/05/para-entender-educacao-no-quebec-o.html

Já dado o devido crédito, aqui vai o texto do Carlos Luiz:

Pré-escolaire
Este não conta nos anos de estudos deles e corresponde aos anos que vêem antes da primeira série primária no Brasil.

Primaire
Corresponde à 6 anos de estudos, ou seja, se pensarmos em Brasil, a criança vai até do CA à 5ª série neste ciclo!
A nomenclatura de cada curso neste ciclo e nos demais é seqüencial, assim fala-se em 1er année du Primaire, 2ème année du Primaire, até o 6ème année Primaire.

Secondaire
Corresponde à 5 anos de estudos. Aqui é preciso explicar alguns detalhes particulares do sistema deles:

      1) Ao final do SECONDAIRE obtém-se um DIPLOMA que pode levar o jovem ao MERCADO DE TRABALHO!!!

      2) O nome deste DIPLOMA pode ser um DES (Diplôme d’Etudes Secondaires) ou um DEP (Diplôme d’Etudes Professionnels).
            - O DES dura 5 anos e leva o estudante ao CEGEP para qualquer opção oferecida nele, porém não leva ao mercado de trabalho direto; é preciso ir para o CEGEP, estudar mais, para depois ir ao Mercado de trabalho;
            - O DEP, por sua vez, podendo ter 4 ou 5 anos, leva o estudante ao CEGEP para apenas opções mais restritas, PORÉM LEVA ao mercado de trabalho direto!

Só a titulo de curiosidade, 30% dos empregos oferecidos no Québec HOJE pede apenas este diploma.

CEGEP
Corresponde à 2 ou 3 anos de estudos. Aqui é preciso também explicar alguns detalhes particulares do sistema deles:

      - o nome deste DIPLOMA pode ser um “DEC Général” de dois anos ou um “DEC Technique” de três anos.
      - o DEC général funciona como uma formação preparatória para a Universidade e o estudante pode escolher qualquer opção disponível na universidade, porém, mais uma vez, este diploma não leva ao mercado de trabalho direto.
      - o DEC Tehcnique, e o estudante é levado direto ao mercado de trabalho. Porém, é bom destacar que se depois o estudante desejar ir para a universidade, pode ser que as opções sejam bem restritas (por conta da especificidade da formação) ou ainda na pior das situações, o estudante precise retornar ao CEGEP e fazer as disciplinas que não fez.

Universitaire
Corresponde a três níveis possíveis:

      1) 1e Cycle – Baccalauréat – podendo ter 3, 4 ou 5 anos de estudos.
Corresponde à nossa graduação. Sendo que não se esqueça que até aqui, por exemplo um estudante ja fez 13 ou 14 anos de estudos, enquanto nos no Brasil fazemos apenas 11 anos para chegarmos na universidade! Isso explica um pouco o nosso problemas de Comparação e a Equivalência de Estudos!!! Com este diploma, claro, se chega ao Mercado de Trabalho! Algumas profissões exigem mais anos de estudo, como Bibliotecária, que aqui precisa fazer o 2e Cycle, que explicarei abaixo! E não é a única a pedir isso... por isso é preciso ir no IMT en ligne para saber !!!

      2) 2e Cycle – Maîtrise – podendo ter 1, 1 ½ ou 2 anos de estudos.
Corresponde ao nosso mestrado. Pode ser dividido em:
            - “Recherche”, tendo que fazer “Memoire”, neste caso uma dissertação e que te leva ao Ciclo seguinte (3e cycle).
            - “Professionnelle”, não existe dissertação escrita, não leva ao ciclo seguinte, MAS, neste caso te LEVA AO MERCADO DE TRABALHO! como citado antes, na profissão de Bibliotecaria, por exemplo! Estas opções dependem do curso. Informe-se diretamente na universidade e no curso desejado! Isso explica também um pouco o nosso problemas de Comparação e a Equivalência de Estudos!!!

      3) 3e Cycle – Doctorat – podendo ter 4 anos de estudos.

            Corresponde ao nosso Doutorado.

Observações Gerais
Existem os cursos paralelos em quase cada um destes níveis apresentados a partir do SECONDAIRE, vejamos:
Secondaire - opções ASP ou AFP
CEGEP – AEC
UNIVERSIDADE – Microprogramme podendo ser:
      - Mineur (1 ano)
      - Majeur (2 anos)

Primeira entrevistadora de 2010

Para quem está na ansiedade de fazer a entrevista de imigração do BIQ, já está chegando a primeira série de entrevistas de 2010. O que muita gente quer saber é quem será a entrevistadora dessa primeira série. Pois bem, a entrevistadora que está no Brasil é a Mme.Marlène Charron-Geadah. Pelo que dizem ela é simpática mas ao mesmo tempo um pouco fria nas entrevistas. Ela costuma deixar o pessoal bem a vontade na entrevista e é bem direta e objetiva em suas perguntas.

Bom para quem vai pra entrevista: BONNE CHANCE!!!!!

domingo, 16 de maio de 2010

Calendário de vacinação do Québec

Muita gente tem dúvidas sobre as vacinas que se devem tomar no Québec, inclusive eu tb tinha essa dúvida e fiz uma boa pesquisa na internet pra tentar descobrir o calendário de vacinação do Canadá e na internet se encontra muitas informações que não se batem, ou seja, cada um fala uma coisa. Bom, então tive que aprofundar minhas pesquisas e a melhor e mais confiável informação que eu pude encontrar foi no site do Passeport Santé.

Segue abaixo o calendário que encontrei no Passeport Santé:

2 meses
DCaT-Polio-Hib
Pneumocócica

4 meses
DCaT-Polio-Hib (reforço)
Pneumocócica (reforço)

6 meses
DCaT-Polio-Hib (reforço)

12 meses
RRO-Catapora
Pneumocócica (reforço)
Meningocócica

18 meses
DCaT-Polio-Hib (reforço)
RRO (reforço)

Entre 6 e 23 meses
Gripe

Entre 4 e 6 anos
DCaT-Polio

Entre 7 e 8 anos
Hepatite A e B

Entre 9 e 18 anos
VPH (somente para mulheres)

Entre 14 e 16 anos
DCaT (reforço)

A partir de 60 anos
Gripe (anualmente)

65 anos
Pneumocócica

O link para a página onde contém essas informações para quem quiser consultar é http://www.passeportsante.net/fr/Actualites/Dossiers/ArticleComplementaire.aspx?doc=vaccination_calendrier_do

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Resposta por e-mail do consulado

Puxa, já sei que meu processo está andando...

No dia 19 de abril eu mandei um e-mail para o consulado solicitando um status mais preciso do meu processo. Somente hoje me responderam. Na resposta diz que meu processo está em análise (eu já sabia pois tinha conversado pessoalmente com a Maura no consulado) e que se eu quiser eles já podem me enviar os pedidos para exame médico devido ao meu caso ser um pouco diferente em que a HP me deu um prazo para imigrar e transferir minha vaga para Montreal, mas que eu corro o risco de fazer o exame médico e depois meu dossiê não ser aprovado por outros motivos. Bom, acho que vou correr o risco né, pois o outro risco que já estou correndo é de chegar sem emprego em Montreal. No meu ponto de vista o risco do processo não ser aprovado é menor que o risco de ir sem emprego, já que a HP quer que eu imigre até agosto. Fazendo os exames agora posso adiantar o meu processo em mais de 1 mês pq qdo essa análise acabar eles iriam me enviar os pedidos para os exames médicos, como os exames já vão estar com eles, então irão logo solicitar os passaportes ao término da análise.

Bem, mas nem tudo é flores. :-(( Tb tinha outra notícia na resposta do e-mail. Lá tb diz que o antecedente criminal da Lori, do Paraná, não é válido pois é um antecedente criminal municipal. Agora a Lori já está correndo pra ver o antecedente correto, o único problema é que pra fazer o antecedente correto é necessário ir até o Paraná pessoalmente, ou fazer uma procuração para alguém. A Lori já está vendo com uma amiga dela, que é advogada no Paraná, como fazer essa procuração, mas se for o caso ela já vai pro Paraná na semana que vem e aproveita pra fazer uma visitinha para a mãe dela.

Bom, como eu disse no começo, pelo menos sei que o processo está andando. Tb sei que tem uma alternativa para acelerar o processo e que vou usá-la. E já sei que falta um documento no processo, e já vamos providenciar o mais rápido possível.

Abraço!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Análise de bairros para morar em Montreal - LaSalle

O bairro de LaSalle está situado no sudoeste da ilha de Montreal. Ele tem 16,4km2 e 74.763 moradores, dos quais 41% falam francês, 26% falam inglês, 1% falam os 2 idiomas e 32% falam outros idiomas. É um bairro mais distante do centro de Montreal, e é vizinho de Verdun. Ele é um dos bairros mais antigos de Montreal e que agora está passando por uma revitalização.
A estrutura de transporte público em LaSalle é muito boa, e o bairro é servido por trem, metrô e ônibus. Lá tb passa a Route 138, e é próximo do aeroporto internacional de Montreal "Pierre Elliott Trudeau".

LaSalle é um dos bairros com mais escolas públicas em Montreal, além de centros comunitários, bibliotecas, etc. É um local bem residencial, e com comércio local, porém com muitos imigrantes. Por conta disso acaba se tornando um bairro barato para se viver. No bairro tem muitas opções de lazer como campos para jogar futebol, piscinas públicas, muitos parques. Só de piscinas públicas são 7 espalhadas pelo bairro. LaSalle tb é a casa de alguns times esportivos profissionais: Cougars (hockey), Lasalle Rapids (futebol), Warriors (futebol americano) e Cardinals (baseball).

Eu coloco LaSalle como minha quarta opção de bairro para morar por causa da distância para o centro de Montreal e pela grande quantidade de imigrantes que vivem no bairro, já que isso pode atrapalhar um pouco no desenvolvimento do francês.

Para baixar o mapa de LaSalle em PDF basta clicar aqui.

O link para a página oficial de LaSalle é http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=2117,2642210&_dad=portal&_schema=PORTAL

Análise de bairros para morar em Montreal - Le Plateau-Mont-Royal

O bairro Le Plateau-Mont-Royal tem 8,1km2 e uma população de 101.054 moradores. Ele fica ao nordeste do centro de Montreal. Inclusive é tão perto do centro que o sul do bairro já faz divisa com Ville Marie (centro de Montreal). A maioria do moradores falam francês e são canadenses. Tb tem muitos judeus no bairro.
É um local muito parecido com Outremont, até pq eles são bairros vizinhos. Tb tem estações de metrô e algumas linhas de ônibus. É um bairro muito arborizado e com muitas casas coloridas. Tem, praticamente um parque em cada quarteirão, sendo que em todo o bairro são mais de 40 parques.... Isso mesmo, mais de 40!!!!

Tem boas escolas, garderies, bares, restaurantes, teatros, academias, piscina pública e comércio em geral. No Le Plateau-Mont-Royal tem uma feirinha de rua semanal de brechó, artes e antiguidades, + ou - como a feirinha da praça Benedito Calixto em São Paulo, ou o Camden Market em Londres. Além disso é um bairro com um índice de criminalidade super baixo.

Por ser um bairro que proporciona um ótima qualidade de vida ele tb tem um custo um pouco alto, mas sem dúvida tb é um bairro que eu penso em comprar uma casa ou apartamento.

O mapa do bairro em PDF pode ser encontrado clicando aqui.

O site oficial do bairro é http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=98,1481927&_dad=portal&_schema=PORTAL

terça-feira, 11 de maio de 2010

Análise de bairros para morar em Montreal - Outremont

O bairro de Outremont é minha segunda opção para morar em Montreal. Outremont é um bairro de 3,84 km2 com 23.923 pessoas, das quais a maioria é francófona, com bastante imigrantes da França, e cerca de 20% dos moradores do bairro são judeus. É um dos menores bairros de Montreal. O bairro fica muito próximo do centro de Montreal, ao norte. É um bairro servido por estações de metrô e diversas linhas de ônibus.
Outremont tem diversas opções de lazer como parques, teatros, shopping centers, cinemas, restaurantes, bares, etc. É um bairro muito badalado e lá vivem muitos artistas. Tem muitas escolas e está próxima de grandes instituições de ensino superior como Université de Montréal, École des Hautes Études Commerciales, École Polytechnique, etc, além da École de musique Vincent-d'Indy.
Outremont só não é minha primeira opção por ser um bairro um pouco caro, mas parece ser um ótimo bairro para se morar. É um bairro que alguns brasileiros já me indicaram, e com certeza estou pensando em morar lá, talvez depois de um tempo já vivendo em Montreal, mas no início todo imigrante precisa guardar um pouco de dinheiro para eventuais imprevistos que apareçam.

O mapa do bairro em PDF pode ser encontrado clicando aqui.

O site oficial do bairro de Outremont é http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=105,2437272&_dad=portal&_schema=PORTAL

Análise de bairros para morar em Montreal - Verdun

Verdun é minha primeira opção de bairro para morar no início, logo q mudar para Montreal. É um bairro a sudoeste da île de Montreal (ilha de Montreal), e pega tb toda a île de Soeurs. O bairro tem 9,83km2 com uma população de 67.781 pessoas, das quais as línguas mães são: francês 63%, inglês 17%, francês e inglês 1%, e outros idiomas 19%.
Em Verdun tem 4 estações de metrô (Verdun, De l'Église, LaSalle e Jolicoeur), além de várias linha de ônibus para o centro de Montreal e outras regiões, e tb tem 3 estradas que passam pelo bairro (A-10, A-15 e A-20). Tem o hospital Douglas, ciclovias, pistas de cooper, muuuuitos parques, escola de circo, arena de hockey no gelo, etc. Para a Larinha tem várias garderies (berçários) e escolas. É perto do centro de Montreal e é um bairro bem seguro.

Tem uma boa oferta de imóveis para alugar, com apartamentos bem conservados e com um custo bom. Por falar em custo, o bairro não é muito caro.
Várias pessoas já me indicaram esse bairro, inclusive canadenses e moram em outros bairros e até mesmo em Verdun. Parece que tem uma parte do bairro que não é muito boa pq tem muitos imigrantes, mas ainda não sei direito.

Clicando aqui é possível ver o mapa de Verdun em PDF.

O site oficial do bairro é  http://ville.montreal.qc.ca/portal/page?_pageid=2119,3217846&_dad=portal&_schema=PORTAL

sábado, 8 de maio de 2010

Bairros de Montreal

Um dos meus primeiros passos antes de mudar para Montreal é já definir alguns bairros potenciais para morar, pelo menos no primeiro ano. Com isso já estou fazendo uma análise dos bairros de Montreal, pesando seus pontos positivos e negativos. Já temos alguns bairros em mente, baseado nessa análise, onde poderíamos morar, pelo menos no início pois temos consiência que somente vamos saber como é realmente cada bairro depois que já estivermos morando em Montreal, já que nunca visitamos a cidade. As informações que tenho utilizado para minhas análises vem de pesquisas na internet, no site da prefeitura de Montreal ou nos fóruns, e tb de amigos que já vivem, ou viveram, em Montreal, sejam brasileiros ou canadenses.

Alguns critérios que são levados em consideração são metrô, escolinhas para o Lara, comércios e serviços local e segurança.

Por ordem de prioridade, os bairros são:

1) Verdun;
2) Outremont;
3) Le Plateau-Mont-Royal;
4) LaSalle;

Em outros posts eu vou colocar uma análise para cada um desses bairros. Quem tiver mais sugestões de bairros pode comentar aqui. Esses comentários serão muito valiosos.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Busca por status do processo

Muita gente sabe que logo que eu iniciei o processo de imigração eu já avisei na HP (empresa que eu trabalho aqui no Brasil) que eu estava participando do processo de imigração para o Canadá e que meu desejo era morar em Montreal. Com isso meu chefe me deu todo apoio e perguntou se eu gostaria de continuar a trabalhar na HP mesmo que em Montreal. É claro que eu disse que sim e que minha primeira opção de trabalho em Montreal seria a própria HP, então formalizamos um pedido de transferência para a HP Canadá. Depois disso se passaram 4 meses e na semana do carnaval o Ted (meu chefe) me chamou e disse que minha transferência tinha sido aprovada, que eu iria trabalhar na mesma função e equipe, mas que eu teria que ir preferencialmente até fim de julho. Como eu vi que os processo então um pouco lentos nas análises da parte federal então já lhe avisei logo que julho ainda não é certeza que eu tenha o visto de residente permanente, então ele me deu uma segunda data tentativa para fim de agosto, mas quer que eu vá o quanto antes.

Pois bem, ontem eu fui trabalhar no escritório da HP no CENU, que é no mesmo prédio do consulado, e já aproveitei para ir até o consulado para saber o real status do meu processo, se existe alguma previsão, e quais alternativas eu tenho em relação ao meu emprego na HP Canadá.

Bom, cheguei lá e quem me atendeu foi a Maura. Ela é super simpática e atenciosa e foi ela mesma que recebeu meu processo qdo eu entreguei pessoalmente no dia 08/12/2009. Ah, e não é a mesma Maura das comunidades do Orkut. Eu passei pra ela o número do meu processo e a data de abertura de 11/12/2009, ela consultou no sistema, e disse que já está em análise. Então eu expliquei pra ela o meu caso e ela me informou que até julho pode ser que eu já tenha o pedido de exame médico mas talvez ainda não tenha o visto e que em agosto é provável que eu já tenha o visto e meu processo já esteja finalizado, mas que mesmo assim não é certeza pois ela se baseou pelos tempos médios, ou seja, pode adiantar ou atrasar.

Então parti para o segundo ponto, saber se é possível acelerar o processo, e ela disse q a única forma de acelerar meu processo seria eu ir até o BIQ e colocar a HP como sponsor, então o BIQ me daria um novo CSQ, com status de prioridade, e então o consulado poderia acelerar meu processo com essa prioridade. Mas nessa opção tem 2 problemas: 1) de hj até julho tem 2 meses, então o tempo que o processo levaria com essa prioridade não mudaria muito. Talvez se eu tivesse solicitado a prioridade no inicio eu já estaria com o visto. 2) segundo ponto e mais crítico é que a HP não quer se envolver no meu processo de imigração, ou seja, a HP não quer aparecer como sponsor porque isso caracteriza alguns vínculos comigo e com a imigração canadense colocando uma certa responsabilidade para a HP.

Afffff.... que coisa... Aí eu perguntei para a Maura quais alternativas eu teria se o prazo dado pela HP estourasse. Ele disse que a única forma seria eu entrar com visto de Work Permit enquanto não tenho o visto de residente permanente, mas aí também tem problemas. Primeiro pq pra ser ter o work permit é necessário um trabalho, ou vaga, temporário, o que não é o meu caso. Não é possível ter visto de Work Permit com um trabalho por tempo indeterminado. Segundo pq a HP tb gera vínculos. E terceiro pq a HP teria que dar uma explicação ao governo canadense dizendo pq está contratando um estrangeiro ao invés de um cidadão canadense ou um residente permanente.

Enfim, nada mudou e no momento não posso fazer nada, infelizmente. Mas até que foi bom ir falar com a Maura pois já sei que o processo está andando e tenho certeza que existe uma grande possibilidade de ter o visto até agosto.

Quem souber de alguma alternativa extra me avisa por favor.

Agora é esperar, esperar e esperar...

Essa é a fase de maior ansiedade de todo o processo. Deixa a gente louco!

Abraço!!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Média da temperatura em Montreal

Na semana passada foi a primeira vez que eu vi a temperatura em Montreal mais alta que em São Paulo. Teve um dia que estava 20 C em Montreal e 18 C em São Paulo. Mas pelo que o pessoal que já mora lá disse já deveria estar mais quentinho. Teve até dia dia na semana passada q nevou, q já não é normal essa época do ano.

Bom seguir a média mensal da temperatura em Montreal:


Mês
Temperatura Média Mínima (C)
Temperatura Média Máxima (C)
Precipitação (cm)
Janeiro
-13,9
-6,1
7,19
Fevereiro
-12,2
-4,5
6,6
Março
-6,1
1,7
7,19
Abril
1,7
10,5
7,36
Maio
8,3
18,3
6,85
Junho
13,4
22,8
8,38
Julho
16,1
26,1
8,64
Agosto
15
24,5
9,14
Setembro
10
18,9
8,38
Outubro
3,9
12,2
7,62
Novembro
5
-1,7
8,89
Dezembro
-10,5
-2,8
8,64
Ano
2,2
10,5
94,74
Fonte: Weatherbase

terça-feira, 4 de maio de 2010

Oficina do Québec do SENAC - Maio

Ontem teve a oficina do Québec no SENAC Consolação aqui em São Paulo. Foi a primeira oficina que eu fui e achei muito interessante, principalmente para quem quer imigrar para o Québec. Quem está coordenando as oficinas é a professora Carol e cada mês tem um tema diferente. O tema de ontem foi sobre as diferenças linguísticas entre o francês quebecois e o francês parisiense.

Ela começou fazendo um joguinho de palavra entre os participantes e depois mostrou um filminho onde tinham 4 francófonos conversando e um dele tira um sarro do francês falado no Québec dizendo que é um francês do século XVII, aliás isso é o que muita gente faz na vida real tb pq dizem que o francês quebecois é antigo e que não evoluiu. Então ela começou a explicar pq o francês do Québec não evoluiu muito, ou melhor, evoluiu de forma diferente. É que após a colonização do Québec pelos franceses a França passou a colônia para o Inglaterra e a Inglaterra por sua vez cortou todo e qualquer contato do Québec com a França e sua cultura. Um dos impactos disso é que o Québec não sofreu a mesma evolução que a Francês no idioma. A grande mudança no francês parisiense houve após a revolução industrial onde a burguesia cortou tudo relacionada com a nobreza, assim houve tb uma revolução linguística. Como a população do Québec não teve contato com a França eles mantiveram um idioma mais usado pela nobreza na monarquia francesa. Mas tb houve uma evolução no francês do Québec, mas com um pouco de influência do inglês. Ou seja, o francês falado no Québec estaria mais próximo do original e ninguém pode discriminar o quebecois por falar diferente do parisiense, mesmo pq na França em cada região tem um francês falado de forma diferente. Cada um com seu sotaque, gírias, etc. É como o português em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia, em Portugal, etc.

Depois a Carol começou a passar as diferenças nas palavras. Alguns exemplos são:

Québec
Paris
Canceller
Annuler
Netteyer
Nettoyer
Icitte
Ici

Depois disso, para finalizar, a Carol passou 2 vídeos do "Merci Professeur" que fala da origem de algumas palavras como "Amarrer" que é muito mais falada no Québec e em regiões portuárias da França, já que sua origem vem do ato de amarrar os navios com amarras. Em Paris se utiliza "Attacher" para a mesma ação.

Bom é isso... Mês que vem tem outra oficia e devo participar tb pq essa eu achei muito produtiva e com certeza agregou conhecimento.

Quem não foi nessa, mas quer participar das próximas, aqui no meu blog tem um link para a programação e inscrição. E não precisa ser aluno do SENAC. O endereço do post é http://uvosnumafria.blogspot.com/2010/04/oficinas-do-quebec-no-senac.html.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Nomenclaturas imobiliárias do Québec

Segue aqui algumas palavras relacionadas aos imóveis no Québec. São palavras que todos os imigrantes devem conhecer para poder procurar um imóvel para morar no Québec.

- 1 ½, 2 ½, 3 ½, 4 ½, 5 ½, 6 ½, 7 ½, etc.: No Québec se distingue um imóvel pelo n.º de cômodos que ele possui. Pode-se interpretar um 2 ½ como sendo composto por um quanto, uma sala incluindo a cozinha e um banheiro (sendo o ½ o banheiro).

- a/c, climatisé: Imóvel contendo sistema de climatização, geralmente central, ou seja, com dutos de aquecimento alimentados por um aquecedor central. Ou então, pode ser também com aquecedores individuais instalados nas janelas.

- Bail: Acordo de locação que se faz habitualmente através de um contrato escrito, chamado Bail. O Bail é um acordo legal entre proprietário e locatário, comprometendo-os juridicamente e os protegendo em caso de eventuais desentendimentos ou dúvidas.

- Buanderie: Lavanderia automática disponível.

- Câble: Serviço de TV à cabo, com disponibilidade de acesso a TV aberta ou por assinatura. Em alguns apartamentos este serviço é gratuito, isto é, inserido no preço do aluguel.

- CC. ou CH. (chambre à coucher):
Quarto de dormir (separado da sala).

- Chauffé-éclairé, c-é:
Despesas com aquecimento e eletricidade incluídas no aluguel.

- Déménagement:
1.º de julho é o dia da mudança (déménagement) pata a maioria das famílias Québécoises. A maioria dos contratos vencem em 30 de junho.

- Garage s.s. ou garage int.: Estacionamento disponível no subsolo.

- Balcon: Imóvel com terraço ou varanda. Alguns têm terraço na frente (balcon avant), outros têm terraço atrás (balcon arrière).

- Plancher de bois: Piso de madeira. Pode ser piso tipo laminado, carpete de madeira, tábua de madeira, entre outros.

- Rénové: Reformado. Normalmente é feita pintura nova, e a calefação, parte elétrica e parte hidráulica são revisadas.

- HML: Habitação de aluguel módico. Os Residentes Permanentes recém-chegados não têm direito a alugar um imóvel com aluguel módico, pois para ser admissível é necessário residir na região visada por pelo menos 24 meses, antes da data de solicitação.

- Meublé: Imóvel que já vem com camas, mesas, cadeiras, lâmpadas, cortinas, geladeira, fogão e utensílios básicos de cozinha.

- NF ou non-fumeur: O proprietário não aceita locatários fumantes.

- Non chauffé ou n.c., non éclairé ou n.e.: As despesas com aquecimento e eletricidade na estão incluídas no aluguel.

- p.c. (pieds carrés): Tamanho do imóvel medido em “pés quadrados”. Para se converter para m² (metros quadrados), basta multiplicar aquela medida por 0,09.

- Semi-meublé: Imóvel com eletrodomésticos de base: geladeira e fogão.

- Serv.: Serviços não incluídos no valor do aluguel: aquecimento elétrico, a gás ou a óleo; iluminação; TV a cabo; telefone e água.

- Sous-sol ou demi-sous-sol: Trata-se de um sub-solo convertido em imóvel para locação, dotado ou não de uma entrada separada.