Track dos tempos

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Busca por status do processo

Muita gente sabe que logo que eu iniciei o processo de imigração eu já avisei na HP (empresa que eu trabalho aqui no Brasil) que eu estava participando do processo de imigração para o Canadá e que meu desejo era morar em Montreal. Com isso meu chefe me deu todo apoio e perguntou se eu gostaria de continuar a trabalhar na HP mesmo que em Montreal. É claro que eu disse que sim e que minha primeira opção de trabalho em Montreal seria a própria HP, então formalizamos um pedido de transferência para a HP Canadá. Depois disso se passaram 4 meses e na semana do carnaval o Ted (meu chefe) me chamou e disse que minha transferência tinha sido aprovada, que eu iria trabalhar na mesma função e equipe, mas que eu teria que ir preferencialmente até fim de julho. Como eu vi que os processo então um pouco lentos nas análises da parte federal então já lhe avisei logo que julho ainda não é certeza que eu tenha o visto de residente permanente, então ele me deu uma segunda data tentativa para fim de agosto, mas quer que eu vá o quanto antes.

Pois bem, ontem eu fui trabalhar no escritório da HP no CENU, que é no mesmo prédio do consulado, e já aproveitei para ir até o consulado para saber o real status do meu processo, se existe alguma previsão, e quais alternativas eu tenho em relação ao meu emprego na HP Canadá.

Bom, cheguei lá e quem me atendeu foi a Maura. Ela é super simpática e atenciosa e foi ela mesma que recebeu meu processo qdo eu entreguei pessoalmente no dia 08/12/2009. Ah, e não é a mesma Maura das comunidades do Orkut. Eu passei pra ela o número do meu processo e a data de abertura de 11/12/2009, ela consultou no sistema, e disse que já está em análise. Então eu expliquei pra ela o meu caso e ela me informou que até julho pode ser que eu já tenha o pedido de exame médico mas talvez ainda não tenha o visto e que em agosto é provável que eu já tenha o visto e meu processo já esteja finalizado, mas que mesmo assim não é certeza pois ela se baseou pelos tempos médios, ou seja, pode adiantar ou atrasar.

Então parti para o segundo ponto, saber se é possível acelerar o processo, e ela disse q a única forma de acelerar meu processo seria eu ir até o BIQ e colocar a HP como sponsor, então o BIQ me daria um novo CSQ, com status de prioridade, e então o consulado poderia acelerar meu processo com essa prioridade. Mas nessa opção tem 2 problemas: 1) de hj até julho tem 2 meses, então o tempo que o processo levaria com essa prioridade não mudaria muito. Talvez se eu tivesse solicitado a prioridade no inicio eu já estaria com o visto. 2) segundo ponto e mais crítico é que a HP não quer se envolver no meu processo de imigração, ou seja, a HP não quer aparecer como sponsor porque isso caracteriza alguns vínculos comigo e com a imigração canadense colocando uma certa responsabilidade para a HP.

Afffff.... que coisa... Aí eu perguntei para a Maura quais alternativas eu teria se o prazo dado pela HP estourasse. Ele disse que a única forma seria eu entrar com visto de Work Permit enquanto não tenho o visto de residente permanente, mas aí também tem problemas. Primeiro pq pra ser ter o work permit é necessário um trabalho, ou vaga, temporário, o que não é o meu caso. Não é possível ter visto de Work Permit com um trabalho por tempo indeterminado. Segundo pq a HP tb gera vínculos. E terceiro pq a HP teria que dar uma explicação ao governo canadense dizendo pq está contratando um estrangeiro ao invés de um cidadão canadense ou um residente permanente.

Enfim, nada mudou e no momento não posso fazer nada, infelizmente. Mas até que foi bom ir falar com a Maura pois já sei que o processo está andando e tenho certeza que existe uma grande possibilidade de ter o visto até agosto.

Quem souber de alguma alternativa extra me avisa por favor.

Agora é esperar, esperar e esperar...

Essa é a fase de maior ansiedade de todo o processo. Deixa a gente louco!

Abraço!!!

2 comentários:

  1. Jorge, eu acho que não há mesmo o que fazer no seu caso. Mas como a Maura falou que acha que tudo pode acabar até julho, acho que você já pode ir ajeitando as coisas para a sua partida.
    Sigo na torcida!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana sua história Jorge. Estava procurando algumas informações sobre visto e imigração e encontrei seu blog no Google. Estou indo para Vancouver fazer faculdade em Dezembro como Home-Office employee da BT - British Telecom Brasil e ficarei lá pelos próximos 4 anos (Sou analista de segurança da Informação na BT). Para que eu conseguisse a aprovação da companhia para ir como Home-Office employee foi uma batalha quase surreal, mas graças a Deus deu tudo certo e agora estou apenas na ansiedade de pegar meu visto de estudante. Pretendo também fazer o processo de imigração futuramente para o Canada e é sempre bom ver que os brasileiros que já estão aí, estão felizes e curtindo esse país maravilhoso. Estive no Canada em Janeiro e tive a oportunidade de conhecer Montreal e posso dizer que não só as cidades mas o país e as pessoas como um todo são demais.

    Boa sorte nessa nova etapa e tudo de bom.

    Abs
    Willian
    (willguibr@msn.com)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.