Track dos tempos

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Nomenclaturas imobiliárias do Québec

Segue aqui algumas palavras relacionadas aos imóveis no Québec. São palavras que todos os imigrantes devem conhecer para poder procurar um imóvel para morar no Québec.

- 1 ½, 2 ½, 3 ½, 4 ½, 5 ½, 6 ½, 7 ½, etc.: No Québec se distingue um imóvel pelo n.º de cômodos que ele possui. Pode-se interpretar um 2 ½ como sendo composto por um quanto, uma sala incluindo a cozinha e um banheiro (sendo o ½ o banheiro).

- a/c, climatisé: Imóvel contendo sistema de climatização, geralmente central, ou seja, com dutos de aquecimento alimentados por um aquecedor central. Ou então, pode ser também com aquecedores individuais instalados nas janelas.

- Bail: Acordo de locação que se faz habitualmente através de um contrato escrito, chamado Bail. O Bail é um acordo legal entre proprietário e locatário, comprometendo-os juridicamente e os protegendo em caso de eventuais desentendimentos ou dúvidas.

- Buanderie: Lavanderia automática disponível.

- Câble: Serviço de TV à cabo, com disponibilidade de acesso a TV aberta ou por assinatura. Em alguns apartamentos este serviço é gratuito, isto é, inserido no preço do aluguel.

- CC. ou CH. (chambre à coucher):
Quarto de dormir (separado da sala).

- Chauffé-éclairé, c-é:
Despesas com aquecimento e eletricidade incluídas no aluguel.

- Déménagement:
1.º de julho é o dia da mudança (déménagement) pata a maioria das famílias Québécoises. A maioria dos contratos vencem em 30 de junho.

- Garage s.s. ou garage int.: Estacionamento disponível no subsolo.

- Balcon: Imóvel com terraço ou varanda. Alguns têm terraço na frente (balcon avant), outros têm terraço atrás (balcon arrière).

- Plancher de bois: Piso de madeira. Pode ser piso tipo laminado, carpete de madeira, tábua de madeira, entre outros.

- Rénové: Reformado. Normalmente é feita pintura nova, e a calefação, parte elétrica e parte hidráulica são revisadas.

- HML: Habitação de aluguel módico. Os Residentes Permanentes recém-chegados não têm direito a alugar um imóvel com aluguel módico, pois para ser admissível é necessário residir na região visada por pelo menos 24 meses, antes da data de solicitação.

- Meublé: Imóvel que já vem com camas, mesas, cadeiras, lâmpadas, cortinas, geladeira, fogão e utensílios básicos de cozinha.

- NF ou non-fumeur: O proprietário não aceita locatários fumantes.

- Non chauffé ou n.c., non éclairé ou n.e.: As despesas com aquecimento e eletricidade na estão incluídas no aluguel.

- p.c. (pieds carrés): Tamanho do imóvel medido em “pés quadrados”. Para se converter para m² (metros quadrados), basta multiplicar aquela medida por 0,09.

- Semi-meublé: Imóvel com eletrodomésticos de base: geladeira e fogão.

- Serv.: Serviços não incluídos no valor do aluguel: aquecimento elétrico, a gás ou a óleo; iluminação; TV a cabo; telefone e água.

- Sous-sol ou demi-sous-sol: Trata-se de um sub-solo convertido em imóvel para locação, dotado ou não de uma entrada separada.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.